Criativos da Escola | 32% dos alunos brasileiros fazem projetos para melhorar a própria educação, aponta estudo inédito

Foto de adolescentes brincando. Eles sorriem enquanto uma jovem corre na frente deles.

01/07/2021 - Por Helisa Ignácio

Análise de mais de seis mil projetos traz diagnóstico sobre quais necessidades e soluções estão sendo feitas por alunos de todo o país desde 2015

Um panorama não só sobre o que pensam e querem os estudantes brasileiros, mas também de como estão, na prática, agindo para melhorar suas realidades. Realizado pelo programa Criativos da Escola em parceria institucional com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o estudo Liga Criativos da Escola apresenta um diagnóstico exclusivo e inédito sobre quais são as necessidades levantadas e as soluções que estão sendo construídas por crianças e adolescentes no dia a dia da educação brasileira.

+ Baixe o PDF da Liga Criativos da Escola

Os resultados são fruto da análise qualitativa e quantitativa dos mais de seis mil projetos recebidos pelo programa, por meio da premiação Desafio Criativos da Escola, desde sua primeira edição, em 2015. Temas como educação, promoção do bem-estar e das relações interpessoais, preservação do meio ambiente e melhoria do ambiente escolar despontam com maior destaque e sinalizam para as questões que mais têm incomodado crianças e adolescentes.

Em primeiro lugar, correspondendo a 32% dos projetos, estão as soluções para melhorar a própria educação; depois, há 31% que estão transformando as relações interpessoais e promovendo o bem-estar das pessoas com o combate a preconceitos, por exemplo. Ações para conservação do meio ambiente representam 25% e, por fim, 13% são iniciativas que buscam melhorar o espaço escolar*.

Para contar estas descobertas, o Criativos convidou embaixadoras e embaixadores da sua rede e o ator Lucas Penteado para fazer um vídeo. Confira abaixo:

Além de trazer a riqueza dos projetos, que podem ser conferidos no site do Criativos da Escola, o estudo convoca a sociedade brasileira a ampliar a valorização do protagonismo e a escuta de crianças e adolescentes, tendo-os como agentes para a formulação de soluções para questões que são urgentes durante e após a pandemia do novo coronavírus. Com um rico aprofundamento de como os alunos estão agindo para transformar suas realidades, a análise é voltada para educadores(as), estudantes, gestores (as) educacionais, secretários(as) de educação, integrantes da comunidade escolar e pesquisadores(as) de áreas relacionadas ao campo da educação.

+ Confira a página exclusiva da Liga Criativos!

Por meio de uma escuta do que está por dentro dos projetos do Criativos na Escola, acessamos e revelamos anseios, necessidades, desejos e potências de alunos(as) de todos os cantos do Brasil. Trata-se de uma construção coletiva a partir das vozes e sonhos de todos, sendo as crianças e adolescentes não apenas escutados, mas também convidados a agir junto para a melhoria de suas realidades. Esperamos que este estudo possa inspirar ações pela comunidade escolar e a realização de novas práticas, programas e políticas educacionais.

comemora Gabriel Maia Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.

Parcerias

A Liga é uma realização do Criativos da Escola em parceria institucional com a Undime. Além disso, conta com o apoio técnico da consultoria de pesquisa Talk Inc e com as seguintes organizações parceiras de mobilização: UnicefFundação Roberto MarinhoCanal FuturaAshokaCampanha Nacional pelo Direito à EducaçãoCentro de Referências em Educação IntegralEngajamundoFundação Educar DPaschoalInstituto AliançaMovimento de Inovação na EducaçãoNossasPolitize!Porvir e Rede Conhecimento Social.

*Os percentuais correspondem ao total de projetos que propõem melhorias na educação. A soma não é igual a 100%, porque os projetos foram classificados com mais de uma categoria. Desta forma, no estudo, foram destacadas as categorias de maior representatividade.