Desafio 2017: veja os finalistas

Desafio 2017: veja os finalistas

Conheça os 32 projetos que ficaram como finalistas da 3ª edição do prêmio Desafio Criativos da Escola.

O movimento de valorização do protagonismo de crianças e jovens tem crescido cada vez mais, ampliando a transformação da realidade de escolas, comunidades e cidades em todo o país. Na 3ª edição do Desafio Criativos da Escola, por exemplo, foram inscritos 1492 projetos das cinco regiões brasileiras (número maior que as 1014 iniciativas enviadas em 2016 e que as 419 em 2015).

Clique aqui e confira também os 11 projetos premiados no Desafio Criativos da Escola 2017.

Dessa forma, com o objetivo de valorizar ainda mais as ações transformadoras dos alunos e alunas, o programa Criativos da Escola decidiu divulgar, pela primeira vez, uma lista de 32 projetos que, apesar de não terem sido selecionados, foram finalistas da categoria Destaque Nacional da premiação. E, consequentemente, são iniciativas que chamam atenção pelo potencial de transformação social e por contribuírem para o desenvolvimento da empatia, trabalho coletivo, criatividade e protagonismo dos estudantes.

Lembrando que o Desafio Criativos da Escola não estabelece qualquer ranking ou colocação para os projetos enviados, sendo a lista abaixo organizada em ordem alfabética.

 

Veja abaixo a lista dos 32 projetos finalistas:

2ª Mostra de Cinema (cineclube) – Educandário Tércio Correia / São Vicente Ferrer (PE)

A textura de cabelo como peça extensa no preconceito racial contra as mulheres – Escola Estadual Professor José Augusto Torres / Senador Pompeu (CE)

Aprendendo com o João de Barro – Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira / Reserva do Iguaçu (PR)

As linguagens do bambu – Núcleo Escolar Municipal João Pedro Alberti e Núcleo Escolar Municipal Juliana Tomporoski Krull / Bela Vista do Toldo (SC)

As Nascentes do Rio das Mulheres: Cuidar para não morrer – Colégio Estadual Eurides Santana / Poções (BA)

Asilo Santo Antônio – Colégio ECCOS / São José dos Campos (SP)

Automação e robótica educacional – Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho / Manaus (AM)

Bonecas negras, cadê? – Escola Municipal Flávio Mercês de Oliveira / Serra Preta (BA)

Cidadania: um exercício de valores – Escola Rural Santa Isabel / Piên (PR)

Controle e Combate aos Maus Tratos e Abandono de Animais do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológico / RJ Campus Nova Iguaçu / Nova Iguaçu (RJ)

Descubra as Belezas de Fagundes Varela – Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Aprender / Fagundes Varela (RS)

EducomCiência: Produzindo Vídeos Científicos para e com o Público Jovem – Associação dos Remanescentes do Quilombo de São Francisco do Paraguaçu/Boqueirão / Cachoeira (BA)

Entre o Diário e a HQ: Estudantes Construindo a História de um Bairro – Escola Municipal Anne Frank / Belo Horizonte (MG)

Floresta Urbana – Associação Ambiental Comunitária de Ecopatrulha e Serviços Sociais Voluntários e Beneficentes de Queimadas Bahia / Queimadas (BA)

Fut Elas – Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves / Três Marias (MG)

Literatura Circular no Circular – Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Deolinda Lage / Conceição da Barra (ES)

Lugar de Mulher é Onde ela Quiser – Escola Municipal Mozart Lago / Rio de Janeiro (RJ)

Mamug koe ixo tig – A fala e a escrita da criança – Escola Pública Estadual Sertanista Francisco Meireles / Cacoal (RO)

Memorial da Gente – Resgate de Memórias Afetivas e Preservação do Patrimônio Histórico – Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira / Apodi (RN)

Não bullying comigo! – Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro / Iguatu (CE)

Olhares e saberes: povos nativos – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti / Aracruz (ES)

Pérola do Cerrado: o estudante na comunidade – Centro territorial de educação profissional da bacia do Rio Grande / Barreiras (BA)

Por um espaço acolhedor: Ressignificando o tempo ocioso dos alunos da área rural – Escola Municipal Antônio Henrique Filho – Brasilândia (MS)

Profissão Cidadão! Aprenda a Fazer Parte! – Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Batatais / Batatais (SP)

Projeto Comunitário – Escola Projeto Âncora / Cotia (SP)

Projeto de revitalização do Rio das Lages: “O Rio que Queremos” – Escola Estadual Mestre Tomaz Valeriano de Araújo / Porteirinha (MG)

Projeto POTÊNCIA – Intercâmbio Cultural – Rede de Teatro Estudantil – Colégio Central Casa Branca / Santo André (SP); Colégio Iemano / Diadema (SP); Instituto Cativar / São Bernardo do Campo (SP); Escola Estadual Amélia Guimarães e Escola Municipal Dona Cotinha / Pará de Minas (MG) e Escola Estadual Serafim Ribeiro DE Rezende / Florestal (MG)

Prótese versátil do membro superior – Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora / Uauá (BA)

S.O.S Casa: Melhorando a qualidade de vida em moradias de famílias carentes – Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa / Cascavel (CE)

Sentindo na pele: Um estudo dos povos africanos e afro-brasileiros pela superação do preconceito racial na escola – Escola de Ensino Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia e Escola de Ensino Fundamental Benigna Etelvina / Iracema (CE)

Tabus – falando sobre tudo e mais um pouco – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense / Camaquã (RS)

Territórios Literários_BiblioArte LAB – Associação Casa da Árvore; Escola Municipal Pedro Afonso Junqueira e Escola Estadual David Campista / Poços de Caldas (MG)

3 Comentários
  1. Parabéns a todos os envolvidos nessa iniciativa. Um Desafio que revela e presenteia à tantas crianças e se estende a muitos outros!
    Colégio ECCOS, Orgulho e satisfação de ver isso de perto!
    Que venham muitos outros Desafios!!!
    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  2. Bom dia! Como posso saber mais sobre os projetos finalistas?

    • Olá Raíssa,
      Agradecemos seu comentário! Durante o próximo ano vamos divulgar uma vez por semana um projeto inscrito no Desafio Criativos da Escola 2017. Sendo assim, você pode acompanhar nossas publicações no site e redes sociais. De qualquer forma, se quiser saber informações sobre um projeto em específico pode enviar e-mail para contato@criativosdaescola.com.br

Deixe uma resposta