Iniciativas premiadas no Desafio 2017

Iniciativas premiadas no Desafio 2017

Conheça os 11 projetos transformadores de crianças e jovens que foram selecionados entre as 1492 iniciativas inscritas!

De Manaus (AM) a Alagoinhas (BA), de Beberibe (CE) a Curitiba (PR), de Santa Maria (RS) a São Gonçalo (RJ), de Apiúna (SC) a Brasília (DF), de São Paulo (SP) a Cascavel (CE). São destas cidades os 11 projetos premiados no Desafio Criativos da Escola 2017. As iniciativas foram selecionadas entre as 1492 ações inscritas e representantes dos grupos escolhidos se encontrarão na primeira semana de dezembro no Rio de Janeiro (RJ).

(Clique aqui e confira também matéria da Carta Educação anunciando os projetos premiados no Desafio 2017)

De nove estados e das cinco regiões do país, os projetos abordam temas diversos que vão da valorização da cultura afro-brasileira à preservação socioambiental e que trabalham em diferentes instâncias desde a utilização de jogos na escola até a cobrança direta a parlamentares da cidade. Não faltam entre as 11 iniciativas premiadas a prática solidária dos jovens com suas comunidades atuando – só para citar alguns exemplos -, na melhoria do saneamento na comunidade; na disseminação de cultura e literatura por todo o município e em um atendimento mais efetivo do serviço de saúde pública a todos e todas. Direto da sala de aula, estão sendo reconhecidas ações transformadoras que, entre outras, valorizam a diversidade e a identidade dos estudantes, destacam a importância do respeito a diferentes culturas (inclusive à riqueza cultural latino-americana) e reconhecem o valor da cultura musical jovem para a construção de planos de aula!

Entre os critérios de análise e seleção dos projetos pelos jurados estão: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos estudantes. Lembrando que a avaliação foi realizada a partir do preenchimento das fichas e dos materiais adicionais enviados pelas equipes na inscrição.

Os projetos selecionados irão ganhar prêmios em dinheiro e participarão de uma série de atividades no Rio de Janeiro (RJ) na primeira semana de dezembro. Na viagem, grupos formados por três estudantes e um(a) educador(a) de cada uma das 11 iniciativas selecionadas poderão trocar experiências e fortalecer seus projetos, além de se apresentarem em cerimônia que será realizada no dia 5 de dezembro (terça-feira), no Museu do Amanhã.

 

Veja abaixo quem são os premiados no Desafio Criativos da Escola 2017:

Mapa-mostra-cidades-de-projetos-premiados-no-desafio-2017


estrela
 Destaque Nacional:

  • A visão do Rap: música e educação – Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá / São Paulo (SP)

 

  • Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria / Santa Maria (RS)

 

  • Da Escola para o Mundo – Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães / Alagoinhas (BA)

 

  • Eco fossa: O uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas – EEEP Pedro de Queiroz Lima / Beberibe (CE)

 

  • Em defesa do córrego Guará – Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek / Brasília (DF)

 

  • Entrelinhas: uma plataforma socioeducacional – EEM Ronaldo Caminha Barbosa / Cascavel (CE)

 

  • Sem vergonha – Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato / Curitiba (PR)

 

  • Sí, yo te entiendo! – EMEF Infante Dom Henrique / Escritora Carolina Maria de Jesus / São Paulo (SP)

 

  • Voz Ativa – Escolas Estaduais Julio César de Moraes Passos e Arthur Soares Amorim/ Manaus (AM)

 

  • Xeque-Mate: no game, no life – CIEP 240 Haroldo Teixeira Valladão / São Gonçalo (RJ)

 

estrela-2 Destaque Parceria Votorantim pela Educação:

  • Educação a favor da saúde (PVE) – Escola Básica Municipal Victória Cerutti Petters /Apiúna (SC)

 

 

 

9 Comentários
  1. Porque um dos projetos é destaque Votarantim pela Educação? é alguma premiação diferente?

    • Olá Juliana,
      Obrigada por sua pergunta! A premiação nacional do Desafio Criativos da Escola 2017 possui a categoria Destaque Nacional, que premia 10 projetos dentre todos os inscritos, nacionalmente; e a categoria Destaque Nacional PVE (Parceria Votorantim pela Educação). Para esta segunda categoria, é premiado nacionalmente um projeto dentre os que foram inscritos dos 53 municípios onde atua o Instituto Votorantim, parceiro do programa Criativos da Escola.

      Para mais informações, é só acessar o regulamento do Desafio Criativos da Escola 2017 que está disponível em nosso site (ou por meio do link http://criativosdaescola.com.br/wp-content/uploads/2017/04/RegulamentoDesafio2017.04.pdf)

      Abraços,

      Equipe Criativos da Escola

  2. Ooi queria saber quando vai sair os ganhadores do Destaque municipal.

    • Olá Letícia,
      Obrigado por seu comentário. As Secretarias Municipais de Educação e a Votorantim irão organizar eventos para divulgar quais são os projetos premiados na Categoria Destaque Municipal PVE. Seguramente sua escola será comunicada sobre a data e local desta cerimônia!

      Para mais informações, você pode entrar em contato com a própria Secretaria!

  3. Quando sairá o resultado dos premiados dos municípios participantes?

    • Olá Mariana,
      Agradecemos seu comentário. As Secretarias Municipais de Educação e a Votorantim irão organizar eventos para divulgar quais são os projetos premiados na Categoria Destaque Municipal PVE. Seguramente sua escola será comunicada sobre a data e local desta cerimônia!

      Para mais informações, você pode entrar em contato com a própria Secretaria!

  4. cade o destaque municipal o resultado

    • Olá Ivan,
      Agradecemos seu comentário. As Secretarias Municipais de Educação e a Votorantim irão organizar eventos para divulgar quais são os projetos premiados na Categoria Destaque Municipal PVE. Seguramente sua escola será comunicada sobre a data e local desta cerimônia!

      Para mais informações, você pode entrar em contato com a própria Secretaria!

Deixe uma resposta