Criativos da Escola | Ecoponto na escola

Ecoponto na escola

• ambiente escolar
  • meio ambiente e sustentabilidade

Vitória da Conquista - BA

Ano de Inscrição: 2015

29/09/2016 - Por Criativos

Estudantes implementam ecoponto em escola e conscientizam população sobre descarte adequado de materiais eletrônicos em Vitória da Conquista (BA).

Com a finalidade de promover o destino apropriado para o lixo eletrônico da comunidade, um grupo de estudantes do Colégio Estadual Doutor Orlando Leite, de Vitória da Conquista (BA), implementou um Ecoponto na escola com o objetivo de conscientizar a população sobre os danos causados pelo descarte inadequado de materiais eletrônicos e minimizar o impacto ambiental no município.

Para conhecer melhor a realidade da coleta de resíduos na cidade, os alunos realizaram atividades como entrevistas com a comunidade, pesquisas na internet e a observação do comportamento da população em relação ao descarte dos materiais. “Muitas pessoas não conheciam os riscos dos eletrônicos na natureza. A gente não sabia se ia diminuir o problema naquele momento, mas achamos importante conscientizar”, conta Letícia Pereira, do 2º ano do ensino médio.unnamed-2

O projeto foi batizado de “Ecoponto: descarte adequado para o lixo eletrônico, parceria escola e comunidade”, e começou a ser elaborado no final de 2013. Após a realização de pesquisas e produção de artigos sobre o tema, o Ecoponto foi colocado em prática em 2016. Segundo a professora orientadora dos estudantes, Alaide de Souza, além das ações já realizadas, “os alunos estão desenvolvendo um protótipo de coletor reciclável, [um recipiente] para distribuir aos pais dos estudantes e a outras escolas”. “O grupo está cheio de criatividade e isso é bom porque estão dando vida a algo sustentável”, completa.

Por trás do Ecoponto!

Após a análise das condições ambientais do bairro da escola, os alunos perceberam que a população descartava o lixo eletrônico – que é constituído de resíduos materiais como pilhas, baterias e computadores, por exemplo – de maneira incorreta, misturando – os com outros tipos de materiais recicláveis e orgânicos. “Percebemos que guardamos materiais perigosos em nossas casas e nem sabemos”, conta Rebeca Teles, do 2º ano do ensino médio. “Se entrarmos em contato com esses resíduos, corremos risco de vida”, completa.

Para a elaboração do projeto, os estudantes fizeram pesquisas em livros sobre o tema, visitaram aterros sanitários, lojas de comércio eletrônico, ecopontos do município e também a Secretaria do Meio Ambiente de Vitória da Conquista. “Entre os dados que coletamos, o que mais me chocou foi a possibilidade de as pessoas terem perda de memória por causa da poluição da água e do solo com esse tipo de lixo”, lembra Letícia.

“É importante que o tema seja conhecido porque se dermos o destino adequado a esses materiais, de fato vamos estar protegendo o meio ambiente”, opina Rebeca. Desde o início do projeto, os membros do grupo passam por todas as salas alertando os colegas. “A gente sempre passa reforçando a ideia e é legal porque muita gente recolhe pilha com a família inteira e traz para o Ecoponto”, conta Letícia. “As baterias e pilhas que são lançadas no meio ambiente contaminam o material orgânico que poderia ser usado como adubo para hortas”, exemplifica.teste

Quando o recipiente de coleta chega ao limite, os alunos encaminham o material para locais de descarte que reúnem os resíduos e os transportam para destinação correta. Sobre as ações do projeto na escola, a professora é só elogios. “É gratificante ver o desenvolvimento dos alunos, a escola está mais dinâmica”.

Para o futuro, os estudantes pretendem ampliar a parceria com as instituições que recolhem materiais eletrônicos. Atualmente, o grupo está buscando apoio para implementar o projeto em outros colégios da região. Segundo Rebeca, o sonho dos alunos é levar a ideia para todas as escolas do município. “Existem pontos de coleta em alguns lugares, mas as pessoas não conhecem. O colégio é ideal porque é um lugar acessível”, conclui.

criativos1

Panfleto criado pelos estudantes

Redação: Vanessa Ribeiro

Edição: Gabriel Maia Salgado

Imagens: divulgação

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?

Inscreva-o no Desafio Criativos da Escola e veja sua história ganhar o mundo!