#Criativos2017: perspectivas para o amanhã!

#Criativos2017: perspectivas para o amanhã!

Vindos de todas as regiões do país, os 11 grupos premiados no Desafio 2017 se juntam, gravam um videoclipe e criam um jogo cooperativo.

Segunda-feira (04/12), às 20 horas e 32 minutos. Em uma sala no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro (RJ), cerca de 50 pessoas estão sentadas no chão, lado a lado, encostadas na parede e formando um grande círculo. Algumas delas choram de emoção e se abraçam, quando o jovem Luã se levanta e dispara: “a gente tem que mostrar que é possível, que somos nós, jovens, que podemos provocar a mudança. Cada um que está aqui é capaz de continuar a transformar sua cidade e mostrar que os outros jovens também podem!”

Imagem-mostra-duas-jovens-de-mãos-dadasA fala emocionada é interrompida com uma salva de palmas e com os gritos bem humorados de “Luã 2018”. A brincadeira, a criatividade, a potência, a emoção e o afeto marcaram o grupo de projetos premiados no Desafio Criativos da Escola 2017. Vindos de nove estados das cinco regiões brasileiras, os três alunos e um professor de cada uma das 11 iniciativas escolhidas se juntaram para criar um videoclipe e um jogo cooperativo em apenas três dias de atividades. Tanta energia e dedicação culminou em uma grande cerimônia de premiação em que os próprios alunos e alunas compartilharam suas criações no auditório do Museu do Amanhã, na capital carioca, na manhã da terça-feira (05/12).

Assim como Luã, que criou junto com seus colegas Gabriel e Yuri o projeto Ecofossa, de Beberibe (CE), a vivência reuniu os estudantes dos projetos selecionados entre os 1492 inscritos no Desafio deste ano e que mais se destacaram por seu potencial de transformação social, empatia, trabalho coletivo, criatividade e protagonismo.

 

Mãos-de-jovens-de-diferentes-cores-formam-um-círculo-uma-ao-lado-da-outraCooperação transformadora!
Juntos, os 11 grupos de estudantes premiados tinham duas missões desafiadoras: elaborar um jogo cooperativo e criar uma música e seu videoclipe. Ambas as produções deveriam expressar os princípios dos projetos transformadores que os jovens realizaram em suas cidades, além de evidenciar o potencial dos múltiplos encontros proporcionados pelas atividades no Desafio 2017.

Apoiados por equipes técnicas que tinham a tarefa de contribuir com a concretização das ideias dos estudantes, os grupos cumpriram as missões e apresentaram tanto o jogo quanto o vídeo na cerimônia realizada no Museu do Amanhã.

Clique aqui e acesse as orientações para o jogo Teia Criativa e veja abaixo o videoclipe criado pelos alunos e alunas premiadas no Desafio Criativos da Escola 2017:

 

#Criativos2017: premiados!
Vindos de cidades de pequeno, médio e grande porte, os 11 projetos premiados enfrentaram desafios de dimensões diversas, abordaram diferentes temas e colocaram em prática soluções para problemas encontrados dentro e fora de suas escolas. Confira abaixo as animações em vídeo de cada uma das iniciativas selecionadas.

 

A visão do Rap: música e educação – Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá / São Paulo (SP)

 

Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria / Santa Maria (RS)

 

Da Escola para o Mundo – Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães / Alagoinhas (BA)

 

Eco fossa: O uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas – EEEP Pedro de Queiroz Lima / Beberibe (CE)

 

Educação a favor da saúde (PVE) – Escola Básica Municipal Victória Cerutti Petters /Apiúna (SC)

 

Em defesa do córrego Guará – Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek / Brasília (DF)

 

Entrelinhas: uma plataforma socioeducacional – EEM Ronaldo Caminha Barbosa / Cascavel (CE)

 

Sem vergonha – Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato / Curitiba (PR)

 

Sí, yo te entiendo! – EMEF Infante Dom Henrique / Escritora Carolina Maria de Jesus / São Paulo (SP)

 

Voz Ativa – Escolas Estaduais Julio César de Moraes Passos e Arthur Soares Amorim/ Manaus (AM)

 

Xeque-Mate: no game, no life – CIEP 240 Haroldo Teixeira Valladão / São Gonçalo (RJ)

 

Fotos: Atividades realizadas durante premiação do Desafio Criativos da Escola 2017 / Criativos da Escola

5 Comentários
  1. Foi uma experiência incrível! Somos muito gratos pelo reconhecimento e oportunidade de interação com vários jovens e seus professores. Ao dialogarmos e conhecermos diferentes atuações e projetos, nos fez acreditar ainda mais que no Brasil muitos trabalhos estão fazendo a diferença nas comunidades e que as escolas estão se consolidando mais e mais como espaços de grandes transformações,principalmente do ponto de vista de engajamento, ação política, protagonismo juvenil. As escolas estão, de fato, assumindo seu papel social e garantindo o exercício da cidadania.

  2. EXCELENTE……..

    INCRÍVEL………

    SENSACIONAL……

    MARAVILHOSO……

    SEM PALAVRAS……..

Deixe uma resposta