O que é o Criativos da Escola?
O Criativos é um dos programas do Instituto Alana e tem como propósito encorajar crianças e adolescentes a mudarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas e fortalecendo seu efetivo direito à participação.
Como representante do movimento Design For Change no Brasil, desenvolvemos ações de formação, de reconhecimento e de valorização voltadas a estudantes e educadores(as) que desejam transformar suas comunidades desde 2015.
Como surgiu o Criativos?
O Criativos da Escola surgiu no Brasil, em 2015, como um programa do Instituto Alana e representando o movimento global Design for Change (DFC) no país.
Lançado na Índia em 2009, o DFC foi criado pela designer e educadora Kiran Bir Sethi, que fundou e dirige até hoje a escola Riverside. Ao abrir o colégio em 2001, o desejo de Kiran era de transformá-lo em um espaço centrado no protagonismo dos(as) estudantes, utilizando as ferramentas do design thinking para criar um verdadeiro laboratório em que os alunos e alunas participassem ativamente de seus processos de aprendizado.
Como conhecer a história do movimento global Design for Change (DFC)?
Um dos marcos do DFC foi a realização da palestra de Kiran na série de conferências Ted Talk. Clique aqui e confira a apresentação da educadora indiana com legenda em português e saiba mais sobre como surgiu esse movimento.
O que é o Instituto Alana?
Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Instituto Alana tem como missão de honrar a criança e começou suas atividades em 1994 no Jardim Pantanal, zona leste da cidade de São Paulo (SP).
O Instituto conta, hoje, com programas, plataformas e pesquisa que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013.
Clique aqui e acesse o site do Alana!
Quando surgiu o Criativos da Escola
O programa nasceu na Índia em 2009. Ele foi criado por uma designer indiana, a Kiran Bir Sethi, que fundou e dirige até hoje a Riverside School, na cidade de Ahmedabad. Quando Kiran abriu sua escola, em 2001, ela resolveu usá-la como um verdadeiro laboratório, experimentando com as ferramentas do DESIGN no currículo e estimulando as crianças a participarem ativamente de seus processos de aprendizado. O resultado foi tão bom que, em 2009, ela resolveu que era hora de espalhar a ideia, e para isso criou o Design for Change.
Em 2015, o Instituto Alana fez o lançamento oficial do Design for Change no Brasil e o projeto ganhou um novo nome: Criativos da Escola.
Quem pode participar do Criativos da Escola?
A abordagem do Criativos da Escola pode ser utilizada e adaptada para todas as faixas etárias. Nossa sugestão é que o projeto seja desenvolvido com crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio.
Em nossa área de Apoio Educativo, você pode encontrar materiais criados para auxiliar o desenvolvimento de projetos de transformação.
O Criativos da Escola só pode ser realizado em escolas?
O projeto pode acontecer em espaços de educação formal (escolas) e não-formal. Vale qualquer instituição educativa que reúna um grupo de crianças ou adolescentes sob a mediação de um educador (como, por exemplo, ongs, associações, clubes, espaços comunitários, serviços de acolhimento e sócio-educativos etc).
Quero implementar o projeto na minha escola, o que fazer?
O Criativos da Escola é direcionado para todos os educadores do país: é totalmente gratuito e pode ser adaptado conforme sua realidade.
Para começar, sugerimos que você apresente a iniciativa a outros professores e à equipe gestora da escola ou da instituição social em que trabalha (ONG, entidade que atende crianças e jovens no contraturno da escola etc).
Se outros educadores se interessarem em realizar o projeto, vocês poderão trabalhar juntos, seja com a mesma turma de alunos ou com turmas diferentes. O apoio da coordenação pedagógica ou da direção também facilitará a implementação.
Mas não se preocupe se não houver engajamento da sua organização: implemente o projeto individualmente com suas turmas. Ao compartilhar os resultados muitos se surpreenderão e poderão se mobilizar da próxima vez.
Qual a data de divulgação dos projetos premiados?
A nova data de divulgação dos projetos premiados será 05 de junho, conforme informado em nossos canais oficiais.
O prazo anterior foi adiado devido ao número expressivo de projetos que recebemos, foram mais de 1.500 inscrições de todos os estados do Brasil. Ficamos muito felizes com a qualidade e a potência dos projetos inscritos.
Diante desse cenário, o processo de avaliação exigiu mais tempo, especialmente para a etapa final, conduzida por uma comissão formada por especialistas nos temas, além de crianças e adolescentes. Nosso compromisso é garantir uma análise cuidadosa, respeitosa, justa e criteriosa de cada projeto, valorizando a dedicação de todos os grupos participantes da premiação.
Como foi realizado o processo de avaliação e seleção dos projetos?
O processo de avaliação dos projetos foi realizado por Comissões Avaliadoras compostas por profissionais do Instituto Alana, especialistas das áreas de educação, meio ambiente e participação social, crianças e adolescentes, sempre observando os critérios de avaliação e de participação previstos em nosso regulamento.
Os(as) integrantes dessas comissões, sejam funcionários(as), colaboradores(as), terceiros ou parceiros(as) do Prêmio, não possuem qualquer vínculo com as equipes, escolas e/ou instituições participantes da premiação.
Quais os critérios utilizados para a avaliação dos projetos?
Os projetos foram analisados a partir das informações cedidas pelos grupos na ficha de inscrição e materiais adicionais de acordo com os seguintes critérios:
- potencial de transformação ambiental do projeto
- empatia
- trabalho em equipe
- criatividade
- protagonismo dos estudantes
Para entender melhor cada um desses pontos, clique aqui e confira o regulamento completo.
Quantos projetos serão premiados?
Ao todo, 6 projetos serão premiados, um representante de cada bioma. Os demais 28 projetos que chegaram à última fase de avaliação foram reconhecidos como finalistas. Além disso, mais de 200 projetos receberam menção honrosa por se destacar em diferentes critérios.
O que os grupos premiados vão ganhar?
Os grupos dos 6 projetos premiados receberão o valor de R$ 12 mil para fortalecer e celebrar suas iniciativas (R$ 2 mil para o(a) responsável pelo grupo e R$ 10 mil para o grupo, sendo o(a) responsável quem recebe o prêmio, sob o qual há incidência de impostos); participarão de viagem com atividades relacionadas à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, com os custos pagos pelo Instituto Alana; e de uma jornada de engajamento e incidência on-line entre os meses de junho e outubro de 2025.
As iniciativas dos grupos premiados, finalistas e menções honrosas receberão certificados do Prêmio, e ficarão disponíveis no Banco de Projetos, uma seção do site do Criativos da Escola que apresenta os projetos que se destacaram ao longo das sete edições da premiação. O espaço funciona como uma vitrine colaborativa, incentivando o diálogo, a inspiração mútua e a multiplicação de boas práticas entre escolas, educadores e comunidades de todo o país. Além disso, os projetos ficam visíveis para a imprensa e possíveis apoiadores.
Como posso continuar mobilizando minha escola para discutir questões socioambientais?
Uma ótima oportunidade é participar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que já está acontecendo. Ela convida escolas com turmas do 6º ao 9º ano a organizarem suas próprias conferências, debatendo soluções para proteger quem mais sofre com os impactos das mudanças climáticas. As conferências escolares podem ser realizadas até 30 de junho. Saiba mais sobre a VI CNIJMA (clique aqui).
Outra possibilidade é realizar atividades de preparação para a COP, como miniCOPs na escola, onde grupos de estudantes e educadores podem discutir os impactos das mudanças climáticas, transformar as ideias e reivindicações em cartas ou outras formas de mensagem para a COP30. Essas atividades valorizam as vozes das crianças e adolescentes e dão visibilidade aos problemas e soluções ambientais a partir das realidades e vivências de cada território, fortalecendo a mobilização local.
Em quais outras iniciativas de reconhecimento do protagonismo de crianças e adolescentes posso me inscrever?
As inscrições para o Prêmio Nacional Liga STEAM 2025 estão abertas! Essa é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, com consultoria técnica da Tríade Educacional, que reconhece e valoriza a implementação da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas escolas públicas brasileiras. Saiba mais sobre a premiação no site oficial (clique aqui).
Outra iniciativa que está com inscrições abertas é o Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o apoio de mídia da Editora Globo e o Canal Futura e o patrocínio da Shell. Há mais de 40 anos, o Prêmio Jovem Cientista revela talentos, impulsiona a pesquisa no país e investe em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira. Saiba mais sobre a premiação no site oficial (clique aqui).
Além dessa, existem diversas premiações que valorizam projetos da educação básica, como o Caminhos da Cidadania (Instituto CCR), a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), a Olimpíada Restaura Natureza (WWF-Brasil), o Prêmio Liga Jovem (Sebrae) e o Prêmio LED – Luz na Educação (Globo).
Há também iniciativas voltadas ao reconhecimento do trabalho de educadores, como o Prêmio Professor Porvir, uma série de feiras e iniciativas desenvolvidas por escolas, redes de ensino e organizações do terceiro setor. Independente do resultado no Prêmio Criativos, o seu projeto pode ser inscrito nessas iniciativas e seguir se desenvolvendo.
Como explicar de forma cuidadosa à criança ou ao adolescente que o projeto não foi selecionado?
É importante acolher os sentimentos do grupo e reforçar todo o caminho percorrido até aqui. Valorize o esforço, a criatividade, o envolvimento e o impacto que o projeto já gerou na comunidade. Explique que muitas iniciativas boas se inscreveram e que, infelizmente, nem todas puderam ser premiadas, o que não diminui em nada a importância e a potência do trabalho realizado.
Aproveite o momento para destacar os aprendizados conquistados, reconhecer o protagonismo das crianças e adolescentes e incentivá-los(as) a seguir em frente, aprimorando o projeto, buscando novas oportunidades e acreditando que cada ação, por menor que pareça, pode transformar a realidade ao redor.
É importante dizer que o valor do projeto está na transformação que ele provoca e nas soluções que ele busca. O prêmio, independente de qualquer resultado, mostra que os estudantes não estão sozinhos e que há um movimento nacional de crianças e adolescentes protagonistas e que estão melhorando sua educação e suas realidades promovendo soluções a problemas socioambientais.
Quando vai acontecer a próxima edição do Prêmio Criativos?
Ainda não há previsão sobre o lançamento da próxima edição do Prêmio Criativos, mas sigam acompanhando o nosso site e redes sociais para não perder as novidades!