Iniciativa do Instituto Alana mobiliza milhares de estudantes e educadores em ações pela natureza e vai premiar projetos de todos os biomas do país.
Com 1.593 projetos inscritos de todos os estados do Brasil, o Prêmio Criativos: Escola + Natureza mobilizou um número recorde de localidades com projetos enviados, chegando a 738 municípios — o maior alcance territorial desde a criação do programa Criativos da Escola, em 2015. Ao todo, a premiação mobilizou mais de 60 mil estudantes e de 5 mil educadores.
Liderando em número de projetos inscritos, São Paulo (180), Rio Grande do Sul (162), Maranhão (124), Pará (119) e Pernambuco (109), refletem a diversidade de territórios mobilizados em torno da temática socioambiental. Estima-se que as iniciativas inscritas tenham impactado, no mínimo, 165 mil pessoas, tanto dentro, quanto fora do ambiente escolar.
Além dos finalistas, que agora aguardam o resultado da seleção final, na qual será escolhido um projeto premiado por bioma, o Prêmio Criativos também reconhece outras iniciativas que, embora não avancem para a próxima fase, recebem uma menção honrosa pela relevância de suas iniciativas.
Confira a lista de projetos finalistas por bioma:
Amazônia
- O Diálogo Com A Natureza – Povos Indígenas Da Amazônia E A Sustentabilidade (Manaus/AM)
- Clube Azul: Pela Cultura Oceânica (Maracanã/PA)
- Placa De Controle Térmico De Açaí: Identidade Regional E Sustentabilidade (Belém/PA)
- Trilha Maker – COP 30 (Marituba/PA)
Caatinga
- Amigos Do Velho Chico (Petrolina/PE)
- Filtropinha: Dos Resíduos Aos Recursos (Carnaíba/PE)
- Mapeamento Das Águas Dos Pitaguary: A Mulher Indígena Na Ciência Das Águas (Maracanaú/CE)
- Observatório Socioambiental – SOS Sertão (Sítio do Quinto/BA)
Cerrado
- Alertaitz: Aplicativo De Monitoramento Ambiental E Alertas De Desastres Para Imperatriz, Maranhão (Imperatriz/MA)
- Banana Peel: Transformando A Casca Da Banana Em Papel E Material Didático (Imperatriz/MA)
- Extração Do Óleo Essencial De Citronela Com O Uso De Materiais De Baixo Custo (Brasília/DF)
- Protótipo De Sistema De Reuso De Água Na Promoção Da Sustentabilidade E O Uso Responsável Dos Recursos Naturais (Codó/MA)
- Trilha Do Cerrado: Sustentabilidade Em Jogo (Brasília/DF)
Mata Atlântica
- Além Do Rio (Rio de Janeiro/RJ)
- Biocerâmicas De Cascas De Ostras – Tecnologia Sustentável (Itapissuma/PE)
- Desenvolvimento De Um Sistema De Filtragem Para Tratamento De Água Na Comunidade Do Bairro Da Paz, Feito À Base Do Carvão Ativado Proveniente Da Casca De Coco (Cocos Nucifera) (Salvador/BA)
- Ecoescape (São José dos Pinhais/PR)
- Ecoostras (Florianópolis/SC)
- Ecotech (Estância/SE)
- Mangue Mania: A Aventura No Reino Do Caranguejo-Uçá (Aracaju/SE)
- O Potencial Sustentável Do Mel De Cacau (Theobroma Cacao) Como Alternativa Ecológica Para O Controle De Ervas Daninhas (Mutuípe/BA)
- Passaredo – Grupos De Debate E Ativismo Ambiental (Juiz de Fora/MG)
- Projeto L.O.C.A – A Interdependência Entre As Águas Subterrâneas E A Mata Atlântica (Santana de Parnaíba/SP)
- Projeto Luzes (Jundiaí/SP)
- Protagonismo Juvenil No Ensino De Ciências Da Natureza: Estudo Da Conservação De Um Lago De Um Parque Ecológico Do Município De Osasco (SP) (Osasco/SP)
- Raízes Do Amanhã: Transformando Territórios Com Ecoações Sustentáveis (Rio de Janeiro/RJ)
- Um Novo Contrato Social: Soluções Energéticas Sustentáveis (Rio de Janeiro/RJ)
Pampa
- Colocar O Coração No Ritmo Da Terra: Reflorestando Mentes E Corações (Porto Alegre/RS)
- Quilombo Nas Escolas (Capivari do Sul/RS)
- Resgate Da Biodiversidade Vegetal Local Para A Ampliação Da Sustentabilidade Na Agricultura Familiar (Canguçu/RS)
Pantanal
- Nossa Escola Mais Verde (Corumbá/MS)
- Oficina Socioambiental (Corumbá/MS)
- Queimadas No Pantanal (Corumbá/MS)
Confira a lista de projetos que receberam menção honrosa por bioma:
Amazônia
- Amazônia Em Nossas Mãos: Plantando O Futuro Em Canaã Dos Carajás (Canaã dos Carajás/PA)
- Análise De Solos Em Locais De Crime: Feminicídio (Macapá/AP)
- Apissense – Dispositivo De Monitoramento Remoto De Colméias (Araguaína/TO)
- Biocrochê: Crochê Sustentável Pela Preservação Da Vida Marinha (São Luís/MA)
- Bambu: Raízes Da Sustentabilidade E Cultura – Rumo À COP 30 (Vera Cruz/RS)
- Compostar: Transformando Resíduos Em Vida – Compostagem Sustentável No IEMA Sousândrade (São Luís/MA)
- Concreto Para A Construção Civil A Partir De Garrafa Pet E De Vidro (Coari/AM)
- Economia Doméstica E Sustentabilidade: Produção De Sabão A Partir Da Casca De Manga (Ananindeua/PA)
- Escola E Família Na Trilha Dos Quelônios (Juruti/PA)
- Escola Sustentável: Nutrindo O Futuro Pelas Mãos Da Tecnologia (São Luís/MA)
- Floreser – Escola, Natureza E Vida (Guajará-Mirim/RO)
- Green Tech: Módulo De Sensoriamento Para Detecção De Queimadas Na Amazônia Baseado Em Internet Das Coisas E Energia Fotovoltaica (São Luís/MA)
- Guardiões Das Matas: Cuidando Para Um Futuro Sustentável (Buritis/RO)
- Histórias Da Amazônia: Equilíbrio Ecológico Sobre Ameaça (Abaetetuba/PA)
- Horta Ciclável: Energia Em Movimento (Belém/PA)
- Iluminando O Futuro – Abajures Sustentáveis Com Design Ecológico Utilizando Micélios (Manaus/AM)
- Implantação De Uma Horta Escolar Orgânica No IFR0 Campus Porto Velho Zona Norte (Porto Velho/RO)
- Jamboeco: Sabão Que Floresce Da Sustentabilidade (Santana/AP)
- Mais Que Raízes (Arari/MA)
- Manejo E Conservação De Quelônios Com A Participação Comunitária (Parintins/AM)
- Troca Sustenta: Feira De Material Escolar – Reutilizar Para Um Futuro Sustentável (Manaus/AM)
Caatinga
- Algem: Álcool Da Nossa Terra, Algaroba Combatendo Os Microorganismos (Carnaíba/PE)
- Arbortech: Observação E Preservação Dos Pássaros Caririenses Na Comunidade Escolar (Juazeiro do Norte/CE)
- Árvore Da Vida (Riacho das Almas/PE)
- Biotecnews (Catolé do Rocha/PB)
- Black Jurema – Creme Facial De Redução Dos Sinais Do Envelhecimento Feito Com A Mimosa Tenuiflora (Santa Bárbara/BA)
- Brinquedos E Brincadeiras Populares: Revivendo Memórias E Fortalecendo A Identidade (Campina Grande/PB)
- Caatinga Viva: Sustentabilidade, Saberes E Cultura No Seridó (Caicó/RN)
- Campanha Descarte Correto De Medicamentos (Jatobá/PE)
- Cápsula Da Vida: Produzindo Germoplasma Para Melhorar O Clima Semiárido (Massapê/CE)
- Cartografia Topográfica Dos Espaços Urbanizados E A Desigualdade De Gênero No Setor Terciário De Camocim, Ceará (Camocim/CE)
- Ciclo Verde Escolar: Biofertilização E Cultivo Autoirrigável De Hortaliças (Dois Riachos/AL)
- Cidadão Planetário: Conhecendo E Preservando A Caatinga (Caldeirão Grande/BA)
- Coleta Consciente: Pequenas Ações, Grandes Mudanças (Juazeiro/BA)
- Combate Ao Racismo Ambiental Em Comunidade De Alta Vulnerabilidade (Fortaleza/CE)
- Comunicação E Protagonismo: Rádio Ambiental Na Escola Cidadã Integral Estadual De Ensino Fundamental E Médio Irmã Stefanie (Campina Grande/PB)
- Consciência Ambiental: Uma Árvore Plantada No Meu Quintal, Reutilizando O Lixo Com Criatividade E Sustentabilidade (Betânia do Piauí/PI)
- Construindo Um Telhado Sustentável Na Escola (Horizonte/CE)
- Cores Do Sertão: O Potencial Dos Pigmentos Naturais Do Bioma Caatinga Para A Produção De Tintas (Ibiassucê/BA)
- Degradação Ambiental E Seus Reflexos No Cotidiano Da Comunidade Da Volta Do Moxotó (Jatobá/PE)
- Dose De Natureza: Áreas Verdes Como Indicador De Bem-Estar De Estudantes Da Escola Profa. Abigail Sampaio (Paracuru/CE)
- Eco Nature: Uma Solução Sustentável E Empreendedora Para A Redução Dos Impactos Ambientais (Juazeiro/BA)
- Ecoação – Reciclagem Em Larga Escala (General Sampaio/CE)
- Ecoar: Transformando Condensação Em Irrigação Sustentável (Belém do São Francisco/PE)
- Ecoart – Arte Sustentável (Crato/CE)
- Ecocoders (Acopiara/CE)
- Ecoedam – Sementes Do Futuro (Petrolina/PE)
- Ecoeficiência: A Utilização Da Fibra De Coco Em Diferentes Materiais (Ribeirópolis/SE)
- Ecofiltro: Uso Da Tecnologia Verde Para Avaliação E Monitoramento Inteligente De Água No Seridó Potiguar (Caicó/RN)
- Ecofolhas: Transformação Sustentável (Campina Grande/PB)
- Ecotamarindo: Produção De Biocombustíveis Feito A Partir Do Tamarindo (Araci/BA)
- Educação Ambiental Na Primeira Infância: A Participação Das Crianças Como Sementes Do Amanhã (Jaguaretama/CE)
- Educação Ambiental Para Um Mundo Sustentável (Caturama/BA)
- Equidade De Gênero E Sustentabilidade: Mulheres Extrativistas Da Chapada Do Araripe (Nova Olinda/CE)
- Escola E Comunidade No Empoderamento Feminino Revestindo A Autonomia Do Cultivo De Quintais Agroecológicos (Santa Quitéria/CE)
- Escola E Comunidade: Construindo Um Ambiente Mais Saudável (Iguatu/CE)
- Estação Solar De Tratamento De Águas (Crateús/CE)
- Estudo Sobre A Área De Recuperação Ambiental Na Aldeia Pankawká (Jatobá/PE)
- Eu Sou Nordestino: Raízes Que Preservam O Meio Ambiente E A Cultura (Aracatu/BA)
- Fortalecimento Cultural E Sustentabilidade: Educação Indígena, Trilhando O Caminho Das Raízes Ancestrais Na Revitalização Ambiental Do Território Truká (Cabrobó/PE)
- Fungicida Ecológico Proveniente Do Suco Da Folha De Nim (Azadirachta Indica): Uma Alternativa Sustentável No Controle Da Fumagina Presente Nas Folhas De Citrus (Bodó/RN)
- Guardiões Da Natureza (Poranga/CE)
- Hidratação Tropical: Creme Facial E Protetor Solar Com Extrato De Coração Da Bananeira (Queimadas/BA)
- Horta Maker E STEAM Como Estratégia De Enfrentamento Das Mudanças Climáticas (Santa Bárbara/BA)
- Horta Tech: Sustentabilidade E Tecnologia Na Alimentação Escolar (Condado/PB)
- Inovações Para Preservar A Caatinga: Forno Solar, Biodigestor E Um Aplicativo Como Alternativas Ao Desmatamento E À Desertificação (Caraúbas/PB)
- Irrigação Sustentável E Plantas Medicinais: Reaproveitamento Da Água Do Bebedouro E Ar-Condicionado Para A Cultivação Da Horta Na Escola (Paracuru/CE)
- Jardim Sensorial Como Regulador De Emoções (Caruaru/PE)
- Jovens Informados, Escolas Sustentáveis: Promovendo Educação Ambiental Através De Um Aplicativo (Ibotirama/BA)
- Larvcontrol + (Carnaíba/PE)
- Larvitec Caat: Inovação Sustentável No Combate Ao Aedes Aegypti (Salgueiro/PE)
- Liga Da Inclusão Ambiental: Operação Caatinga (Palmeira dos Índios/AL)
- Mandiocapp: Produção Sustentável Para As Casas De Farinha (Carnaíba/PE)
- Óleo Corporal À Base De Umbu: Uma Alternativa Sustentável Para Os Cuidados Com A Pele (Ibiassucê/BA)
- Óleo Corporal Nutritivo E Revitalizante Feito Com A Aroeira Vermelha E A Camomila Para Peles Expostas Ao Sol (Santa Bárbara/BA)
- Prensa Mecânica Para Reduzir O Esforço Físico, Aumentar A Produtividade Na Fabricação De Vassouras De Palha De Carnaúba Em Upanema/RN E Reduzir O Uso De Vassouras Sintéticas (Upanema/RN)
- Projeto I.S.C.A. (Inclusão Social E Conscientização Ambiental) (Maracanaú/CE)
- Pulmão Da Comunidade (Tianguá/CE)
- Raízes Africanas No Brasil: Etnoestudo Aloe Vera Para Produção De Protetor Térmico Para Cabelos Afrolisados, Crespos E Cacheados (Santa Bárbara/BA)
- Salve O Velho Chico (Petrolina/PE)
- Sensibilidade Ambiental (Santa Cruz do Capibaribe/PE)
- Tomorrow’s Hope: Agrosocial (Cuité/PB)
- Tomorrow’s Hope: Soluções Sustentáveis Para A Gestão De Resíduos (Cuité/PB)
- Trilhando Saberes Na Vila Estevão (Aracati/CE)
- Utilização Das Metodologias De Cultura Maker E STEAM No Desenvolvimento De Brinquedos Robóticos Produzidos A Partir De Material Reciclável Das Aulas Práticas De Desenvolvimento De Novos Produtos (Santa Bárbara/BA)
- Votesneak (Decida Sua Alimentação) (Várzea Nova/BA)
Cerrado
- Bioverso (Brasília/DF)
- Bueiro Reestruturado (Uberlândia/MG)
- Cedernos New Life (Brasília/DF)
- Cerrado em Progresso (Brasília/DF)
- Colmeia CED 06 (Brasília/DF)
- Conservação das Nascentes do Cerrado: Engajando Alunos na Integração de Práticas Sustentáveis e Monitoramento Ambiental (Barra do
- Garças/MT)
- Cultivo do Urucum (Bixa Orellana) na Escola Família Agrícola de Grajaú – MA (EFAGMA) (Grajaú/MA)
- Desenvolvendo um Jogo de Trilha: Defensores do Cerrado (Imperatriz/MA)
- EcoNexus (Brasília/DF)
- Escola Climática por Meio da Agroecologia e Arborização – Experiência em Castelo do Piauí (Castelo do Piauí/PI)
- Espalhando Vida, Protegendo Espécie! (Bom Jesus/PI)
- Estudo da Diversidade da Malacofauna e Análise da Qualidade da Água no Bioparque Pantanal (Campo Grande/MS)
- Explorando o Minecraft para Monitoramento Remoto de Desmatamento do Cerrado (Brasília/DF)
- Fogo no Cerrado, Futuro Ameaçado: Investigando Soluções para Proteger a Serra de Santo Antônio (Campo Maior/PI)
- Green Tuts Ecobloco: Produção de Blocos Construtivos com Entulho e Vidro (Tutóia/MA)
- Guardião das Águas: Preservando as Nascentes dos Rios Mearim e Grajaú (São Pedro dos Crentes/MA)
- Guardiões do Cerrado (Campo Grande/MS)
- Guardiões Hidrobot (Miranda/MS)
- Horta Tech: Irrigação Automatizada de Hortaliças (Miranda/MS)
- Hortolândia: Horta Escolar Agroflorestal (Brasília/DF)
- IFTO Coleta Seletiva: Resíduo Coletado, Meio Ambiente Preservado (Paraíso do Tocantins/TO)
- IPE TECH – Inovação, Protagonismo e Ecossistema (Goiânia/GO)
- Irrigação e Automação na Horta Escolar: Desafios e Possibilidades no Contexto da Sustentabilidade (Valença do Piauí/PI)
- Jornal dos Arandulinos (Pirenópolis/GO)
- Mais Árvores (Contagem/MG)
- Matemática em Prol da Vida: Inovações Criativo-Robóticas e Impactos Sociais (Ipameri/GO)
- Memória e Saberes do Meu Povo (Formosa da Serra Negra/MA)
- Mobilidade Urbana & Estacionamentos Sustentáveis (Nova Mutum/MT)
- Mudanças Climáticas e Eventos Extremos de Precipitação: Monitoramento de Estiagem e Enchentes no Município de Campo Grande-MS
- (Campo Grande/MS)
- Música Sustentável (Miranda/MS)
- Nascente do Riacho Riachão (Formosa da Serra Negra/MA)
- Nascente Viva (Dourados/MS)
- Naturalistas do Vale do Codó: Conhecendo e Mapeando a Biodiversidade do Parque Estadual do Vale do Codó Através da Ciência Cidadã
- (Jaguariaíva/PR)
O Cerrado como Pulmão Oculto: Manejo Sustentável para Mitigar os Efeitos das Mudanças Climáticas (Imperatriz/MA) - O Cerrado em Fragmentos: Microestruturas e Texturas (Lucas do Rio Verde/MT)
- Oficinas de Desenvolvimento de Jogo (Bonito/MS)
- Raízes do Cerrado Lab – Campo Grande & Furnas do Dionísio: Conectando Saberes Ancestrais e Tecnologia para Cultivar Conhecimento Medicinal (Campo Grande/MS)
Mata Atlântica
- Do Óleo ao Sabão: Uma Revolução Sustentável para o Nosso Planeta (Machados/PE)
- Projeto Recicla Pilhas (Belo Horizonte/MG)
- Sustentabilidade: mais vida com menos lixo (São Paulo/SP)
- Transformando Resíduos em Vida: A Compostagem como Solução Sustentável no Ensino Médio (Nova Venécia/ES)
- (TRANS)FORMAÇÃO EDUCACIONAL FACE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO (Aracaju/SE)
- A ÁGUA QUE ESTRUTURA NOSSA VIDA: Desafios e Oportunidades na Prestação do Serviço de Abastecimento de Água e de Saneamento Básico em Vila Esperança (Vargem Alta/ES)
- A Sustentabilidade Urbana no Recife: Mitigando os Efeitos do El Niño e da Ilha de Calor através da Redução das Emissões de Gases Poluentes com a Construção de Telhados Verdes no Colégio Santa Maria Mazzarello (Recife/PE)
- A Utilização de Minifoguetes de Baixo Custo para Disseminação de Sementes Nativas da Mata Atlântica Visando o Reflorestamento de Áreas Degradadas (Curitiba/PR)
- A Viabilidade dos Minifoguetes como Recurso para Uso em Reflorestamento de Áreas Degradadas (Curitiba/PR)
- Ações Ambientais para a Revitalização do Ribeirão Ourinho (Jacarezinho/PR)
- Agroecologia Educativa, Criando Espaços que se Conectam à Natureza (Parobé/RS)
- Aldeia Viva (Carapicuíba/SP)
- Animais Gritam por Socorro (Sumaré/SP)
- Arboriza IFPB: Protagonismo Estudantil pelo Meio Ambiente (Cabedelo/PB)
- Arboriza Tchê (Terra de Areia/RS)
- Ariponã: Saberes Ancestrais para um Futuro Sustentável (Betim/MG)
- Armário LabRecycle (Cabo de Santo Agostinho/PE)
- Auxicast (Recife/PE)
- Avaliação Rápida de Rios como Instrumento de Educação Ambiental (Maripá/PR)
- Babitonga em Flor: Um Berço a Ser Preservado (Joinville/SC)
- Banana Saudável, Solo Fértil: Oportunizando Sustentabilidade (Paranavaí/PR)
- Bicicleta Elétrica Movida a Energia Fotovoltaica (Salvador/BA)
- Bio Vaso de Maracujá Amarelo (Vassouras/RJ)
- Bioclothes: Roupas Sustentáveis (Campo Limpo Paulista/SP)
- Bioglitter: Uma Alternativa à Manutenção da Alegria e das Cores do Carnaval (Florianópolis/SC)
- Borboletas de Santa Isabel (Valença/RJ)
- Brachycephalus quiririensis: O Sapinho das Montanhas do Quiriri (Campo Alegre/SC)
Reconhecimento das iniciativas
A avaliação dos projetos contou com várias etapas, em vista de garantir um processo justo, criterioso e alinhado aos objetivos da premiação. A partir dos critérios definidos no regulamento, a premiação prevê escolher as iniciativas que mais se destacarem pelo protagonismo dos estudantes, potencial de impacto socioambiental, empatia e solidariedade, criatividade e trabalho em equipe.
Serão anunciados no próximo dia 05 de junho os 6 grupos premiados, um por bioma brasileiro. Os grupos dos projetos selecionados recebem o valor de R$ 12 mil para fortalecer e celebrar suas iniciativas e uma viagem relacionada à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro de 2025.
As iniciativas dos grupos premiados, finalistas e menções honrosas ficam disponíveis no Banco de Projetos, uma seção do site do programa Criativos da Escola que apresenta os projetos que se destacaram ao longo das sete edições da premiação. O espaço funciona como uma vitrine colaborativa, incentivando o diálogo, a inspiração mútua e a multiplicação de boas práticas entre escolas, educadores e comunidades de todo o país. Além disso, os projetos ficam visíveis para a imprensa e possíveis doadores.
Sobre o Prêmio Criativos
O Prêmio Criativos: Escola + Natureza visa mapear, reconhecer e celebrar iniciativas protagonizadas por estudantes que estão transformando suas escolas, comunidades e cidades, inspirando novas perspectivas, práticas e ações voltadas para a melhoria de problemas relacionados à natureza. Promovida pelo programa Criativos da Escola, uma iniciativa do Instituto Alana que representa no Brasil o movimento global Design for Change, a premiação conta com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Greenpeace.
Mais informações na seção de dúvidas frequentes: clique aqui.