Criativos da Escola | Grupos premiados
botão menu

Conheça os grupos premiados no Desafio Criativos da Escola

Confira ao final da página os projetos finalistas e menção honrosa!

Selecione o ano desejado

Mesmo enfrentando os desafios do segundo ano de pandemia, estudantes e educadores de todo o Brasil toparam dar o play na 7ª edição do Desafio Criativos da Escola.

Ao todo, 315 equipes de crianças, adolescentes e seus educadores de 22 estados do Brasil enviaram suas iniciativas de transformadoras para a premiação do Desafio 2021. Abaixo, você confere a lista completa dos 50 projetos premiados no Desafio 2021.

As iniciativas estão organizadas nos eixos: Equidade, Cidadania, Educação, Meio Ambiente e Qualidade de Vida. Ao final, confira também os grupos reconhecidos como Menção Honrosa por cumprirem, pelo menos, um dos critérios de seleção.

Premiados

Foto em preto e branco de adolescentes e adultos de descendência asiática em uma vídeo chamada, num fundo rosa
Ásia Ativa

Colégio ETAPA

Com o objetivo de combater os preconceitos contra a comunidade asiática, um grupo de alunas passou a realizar uma série de conteúdos, incluindo entrevistas, que são compartilhados por meio de postagens no Instagram e já alcançaram milhares de pessoas.

Arte com fundo rosa e o print screen em tons de cinza de uma conversa de zoom com 6 adolescentes - 3 meninos e 3 meninas. Todos sorriem para a foto
Oficina de Libras

EEEP Professora Luiza de Teodoro Vieira

Depois de um dos estudantes presenciar um caso de discriminação contra uma pessoa surda, ele e seus colegas decidiram criar um projeto voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como resultado, o grupo tem difundido a cultura surda na comunidade escolar e realizado as aulas, que têm duração de seis meses. Ao todo, duas turmas já foram formadas no nível básico de Libras.

Foto em preto e branco de duas meninas de cabelos lisos usando máscara num fundo rosa.
A Violência Contra a Mulher: Entender para Combater

EMEF PRES GETULIO D VARGAS

Um grupo de meninas decidiu investigar como a comunidade escolar é impactada pela violência de gênero. Para isso, aplicaram um questionário que obteve a participação de 116 pessoas, entre alunas e mães. A partir dos resultados, as jovens estão organizando rodas de conversa e materiais de conscientização sobre as múltiplas dimensões da violência contra as mulheres.

Montagem com foto de quatro adolescentes - meninos - em um vídeo chamada, num fundo rosa.
Conect@dos por Elas: combatendo a violência e compartilhando o respeito

Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel

O projeto busca sensibilizar a comunidade quanto ao combate à violência contra a mulher. Para isso, o grupo realiza pesquisas teóricas, debates, aplicação de questionários e ações educativas que são divulgadas em redes sociais e espaços públicos.

Arte com fundo rosa e foto em tons de cinza de três adolescentes - duas meninas e um menino - usando máscara de proteção.
Os tabus impostos e a utilização de práticas sustentáveis no período menstrual

EREM Aura Sampaio Parente Muniz

O projeto pretende contribuir com a educação de meninas e das pessoas em geral sobre o ciclo menstrual e os impactos que esse período gera na vida, bem como, construir soluções para que meninas possam ter acesso a absorventes e, portanto, frequentarem a escola.

Arte com fundo rosa e uma foto em tons de cinza de 7 crianças e adolescentes - brancos e negros - e uma mulher branca adulta. Todos sorriem e usam máscara de proteção no rosto.
Mulheres na agricultura familiar de Itabira

Colégio Municipal Professora Didi Andrade

No contexto da agricultura familiar, as mulheres costumam ser protagonistas na produção e comercialização de alimentos, porém esse trabalho ainda é pouco valorizado e muito invisibilizado. Pensando nisso, um grupo de estudantes tem criado ações para valorizar a participação das agricultoras e incentivar a compra de alimentos por elas produzidos pelas escolas do município.

Arte com fundo rosa e uma selfie recortada em tons de cinza de cinco adolescentes - três negras e duas brancas - sorrindo para a foto.
MIC – Mulheres Inteligentes e Cientistas

Colégio Estadual Antonio Francisco Lisboa

Com o objetivo de romper a barreira machista na ciência, o projeto desenvolveu um aplicativo de celular que conta com curiosidades, biografias e artigos científicos desenvolvidos por mulheres. Sua finalidade é incentivar alunas do ensino médio a desenvolverem o pensamento científico e seguirem carreiras historicamente preenchidas por homens.

Arte com fundo rosa e foto em tons de cinza de jovens negras de costas assistindo a outras jovens em uma televisão
Roda de Meninas

Escola Estadual Massanori Karazawa

Há cinco anos, um grupo de meninas sentiu a necessidade de criar um espaço de diálogo e acolhimento para falar sobre as questões que mais as afetavam. O meio encontrado foi uma roda de conversa periódica, que tem fortalecido a escuta feminina e denunciado atitudes machistas no ambiente escolar. Além disso, a partir de uma parceria, o grupo lançará uma revista com depoimentos de suas integrantes.

Arte com fundo rosa e foto em tons de cinza de 4 adolescentes brancas sentadas à frente de um notebook fazendo um trabalho
Speak Race – Jogo digital como ferramenta de aprendizagem de Libras

Colégio Sesi Internacional

Com o objetivo de aumentar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva nas escolas, o grupo de estudantes se juntou para criar o Speak Race, um jogo no formato de aplicativo para celular com a proposta de ensinar Libras para alunos da educação básica.

Arte com fundo rosa e foto em tons de cinza de um grupo de 7 adolescentes negros em pé apresentando um trabalho em sala de aula. Há uma jovem sentada de costas
Por um olhar mais humanizado: Pérola Negra!!

COLÉGIO ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO

Ao valorizar a cultura negra e a autoestima dos afrodescendentes dentro e fora da escola, um grupo de estudantes desenvolveu atividades em torno de visitas etnográficas a terreiros e comunidades quilombolas, apresentações culturais e palestras.

Arte com fundo rosa e a foto em tons de cinza de duas adolescentes brancas de cabelos lisos e compridos e um adolescente branco de cabelos curtos. Todos usam uniforme escolar.
Love is Love: Toda Forma de Amar

EMEF Pres. Getúlio D. Vargas

Preocupados em combater a homofobia na comunidade escolar, estudantes entrevistaram membros da comunidade LGBTQIA+ e desenvolveram um questionário respondido pelos próprios alunos e seus responsáveis. A partir das respostas, identificaram uma diferença de percepções entre as gerações sobre temas relacionados à identidade de gênero e sexualidade. Na tentativa de modificar esse cenário, produziram um vídeo, criaram uma página no Instagram e estão elaborando ações voltadas à conscientização dos adultos.

Foto em preto e branco de um grupo de meninas - as da esquerda são brancas e duas da esquerda negras - num fundo rosa. Todas seguram pequenos cartazes.
CFE – Consciência Feminina na Escola

EMEF PADRE JOSÉ PEGORARO

A partir de 2019, um grupo de estudantes passou a desenvolver ações para fortalecer a sororidade e autoestima feminina: produziram cartazes com mensagens de apoio e espalharam kits de higiene e beleza pela escola. Em 2020, realizaram uma grande intervenção na escola no Dia Internacional da Mulher e, com a chegada da pandemia, decidiram criar uma página no Instagram, onde divulgaram um vídeo-manifesto.

Foto em preto em branco de um grupo de crianças - um menino e duas meninas - ao lado de trés mulheres, em fundo rosa. Todos seguram pequenos cartazes
Caridade ou Solidariedade?

Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora

Sensibilizados com a falta de acessibilidade na comunicação destinada às pessoas sem fala ou escrita funcional, estudantes decidiram produzir placas denominadas de Comunicação Suplementar Alternativa. Com elas em mãos, o grupo espalhou os comunicados em estabelecimentos da cidade.

Arte com fundo rosa e a montagem com 4 fotos em tons de cinza de jovens e uma adulta brancas. Duas estão sentadas em poltronas conversando, uma está de frente para a câmera e outra está com a palma da mão estendida com um X
Não Se Cale!

Escola Estadual Gilberto Giraldi

Estudantes investigaram a incidência de casos de violência contra as mulheres no município por meio dos boletins de ocorrência da delegacia local. Posteriormente, realizaram um formulário sobre o tema destinado à comunidade escolar. A partir dos resultados, produziram vídeos e cartazes e divulgaram a campanha Sinal Vermelho em estabelecimentos da cidade, que incentiva que atendentes acionem a polícia caso vejam um “x” na palma da mão de uma mulher.

Arte com fundo rosa e montagem em tons de cinza com a foto de 4 adolescentes - 1 menina negra, 2 brancas e um menino branco.
Sertanejas Cientistas – A Ciência do Alto Sertão

Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto

Incomodadas com a baixa participação e representação feminina na ciência, estudantes decidiram criar páginas no Instagram e YouTube, nas quais divulgam uma série de conteúdos, incluindo biografias de mulheres cientistas e lives que contam com a participação de convidadas da área.

ontagem de foto preto e branco, de adolescentes em grupo usando mascara, num funo rosa.
LGBTQIA+ Na Escola: Todxs as Alternativas

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MINISTRO FERNANDO LYRA

Engajados em transformar a escola em um ambiente mais acolhedor às pessoas LGBTQIA+, estudantes criaram um núcleo que promove palestras e conversas focadas na temática da diversidade. A ideia é informar não apenas alunos, como também professores sobre a pauta.

Foto em preto e branco de um grupo de meninas e mulheres num fundo rosa
Cartografia da Violência Contra Pessoas Trans – O Alvo e o Avesso

Colégio Mangabeiras Parque

Sensibilizadas com as violências sofridas pela população LGBTQIA+, especialmente das pessoas trans, estudantes decidiram investigar iniciativas de acolhimento e ações afirmativas. A partir disso, o grupo visitou diversos estabelecimentos que pudessem servir de apoio e/ou emprego às pessoas desses grupos, criando um mapa no Padlet para divulgar essas oportunidades.

Arte com fundo amarelo e um print screen em tons de cinza de uma chamada online com 16 pessoas, entre adolescentes e adultos.
PRAÇA

Colégio Santo Américo

O projeto PRAÇA nasce para gerar conscientização sobre a questão do abuso sexual na infância e adolescência. A partir da produção de conteúdos para as redes sociais e de rodas de conversas, o grupo mostra como identificar e denunciar os casos de violência.

Recorte de foto em preto de branco de três meninas num fundo amarelo. A da esquerda tem cabelo liso, a do meio ondulado e da direita cacheado. Todas usam máscaras e da do meio usa óculos.
Animais Gritam por Socorro

Escola Estadual Professora Leila Mara Avelino

Uma pesquisa na escola mostrou que grande parte das pessoas não observa se os produtos por elas adquiridos fazem testes em animais. Por isso, os jovens decidiram gerar conscientização no ambiente escolar sobre a importância de escolher por produtos que tenham o selo de certificação cruelty-free (livre de crueldade).

Arte com fundo amarelo e foto em tons de cinza de um grupo de 11 pessoas, entre jovens e adultos. 8 estão em pé, e as outras três estão sentadas à frente. Todos sorriem.
Projeto Reconduz

Colégio Santa Marcelina Botucatu

O projeto tem como objetivo o acolhimento, a ajuda humanitária e a inserção de refugiados e imigrantes no mercado de trabalho da região de Botucatu (SP). Por meio de aulas de português, auxílio na documentação e orientação profissional, os estudantes contribuem com os migrantes, além de promoverem um evento mensal de intercâmbio cultural.

Arte com fundo amarelo e foto de um grupos de 9 pessoas, sendo 7 crianças brancas e dois adultos brancos. Todos seguram papeis e usam máscara de proteção.
Valorizando o Cerro do Baú: uma maravilha natural de Venâncio Aires


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NARCISO MARIANTE DE CAMPOS

Um grupo de estudantes decidiu se mobilizar para divulgar, por meio de um site e de materiais impressos, o Cerro do Baú – conhecido ponto turístico do município. O objetivo dos meninos e meninas é incentivar o turismo e os comerciantes locais.

Arte com fundo amarelo e print screen em tons de cinza de uma vídeo-chamada com 8 adolescentes, 5 estão com as câmeras ligadas e sorriem
Todos Na Política

Colégio Estadual Professor Murilo Braga

Com o objetivo incentivar jovens a aprender mais sobre política e história do país, um grupo de estudantes decidiu se organizar virtualmente. Divididos nas equipes de design, eventos, mídias sociais, redação, roteiro e recursos humanos, os jovens mantém conteúdos didáticos e atrativos no Instagram e no TikTok onde já alcançaram, respectivamente, mais de cinco mil e 30 mil seguidores.

Foto em preto e branco de uma video chamada com crianças, adolescentes e duas mulheres, num fundo amarelo.
Faça a Diferença Construindo

EMEIF CONSTRUINDO O SABER

Engajados em combater o bullying, o racismo e todas as formas de preconceito na escola, estudantes criaram perfis no Facebook e no Instagram, organizaram lives e produziram uma HQ (história em quadrinhos). Com a volta das aulas presenciais, o grupo pretende espalhar cartazes e desenhos para conscientizar o restante da comunidade escolar sobre o tema.

Foto preto e branca, de três meninas brancas, duas de cabelos cacheados e uma liso, todas usando óculos e mascara, em um fundo amarelo
Intolerância? Aqui Não

Colégio Jesus Cristo Rei

Com o objetivo de promover a liberdade e a tolerância religiosa na escola, estudantes decidiram criar um podcast, no qual têm realizado uma série de entrevistas com lideranças religiosas do município. Os programas estão disponíveis no Spotify e estão espalhando suas reflexões dentro e fora da escola confessional em que estudam.

Arte com fundo amarelo e uma montagem com fotos de 6 adolescentes, cada um segura uma palavra: Movimento, Jovens, Democracia, Cultura Política, Povo Brasileiro, Venha Fazer Parte.
Movimento Democratizou

Centro de Excelência Master

Diante do aumento das manifestações antidemocráticas no país, estudantes decidiram se organizar virtualmente para produzir e divulgar conteúdos de valorização da democracia por meio das redes sociais. Com embaixadores em escolas de vários estados do Brasil, o grupo alcançou também jovens dos Estados Unidos e do Paraguai, promovendo debates, aulas e textos de apoio sobre política.

Foto em preto e branco de três jovens - meninas brancas - em fundo verde. As duas da direita e esquerda estão vestidas em uniformes de colégio militar e a do meio veste uma blusa branca e usa óculos
Book Live: estimulando a interação e prática de leitura

Colégio da Polícia Militar Cel. Hervano Macedo Júnior

Após realizar uma pesquisa que identificou a dificuldade de manter o hábito de leitura durante a pandemia, o grupo decidiu organizar lives no Instagram, nas quais convida alunos e professores para comentarem sobre livros que leram recentemente e, com isso, despertar o interesse de outros colegas.

Recorte de foto em preto e branco, de um grupo de adolescentes - meninos e meninas - em video chamada, num fundo verde
Educa Cine

Centro de Ensino SESI Gama

O Educa Cine é um clube de cinema online que reúne semanalmente jovens de quatro escolas para analisar filmes e produções audiovisuais, a partir de debates e discussões com o objetivo democratizar o acesso à produção audiovisual.

Arte com fundo verde e foto recortada de um grupo de sete adolescentes brancas e uma mulher adulta, em tons de cinza. Todas elas usam máscara facial de proteção.
M.Arte

EMEF Marli Ferraz Torres Bonfim

O projeto tem como propósito mapear, divulgar e potencializar o acesso às manifestações artísticas do extremo sul de São Paulo, por meio de um aplicativo desenvolvido coletivamente pelas estudantes que integram o grupo.

Arte com fundo verde e foto de duas jovens em tons de cinza, uma negra e uma branca. Elas usam máscara de proteção.
Talentos Adolescentes

CIEP 137 CECÍLIA MEIRELES

Para incentivar o hábito da leitura e aumentar a autoestima na comunidade escolar, um grupo de estudantes passou a fazer releituras de livros de domínio público, como “O pequeno príncipe”. A partir do contato com as obras, a equipe estimulou a produção de desenhos, músicas e poemas que são compartilhados em um perfil do Instagram e passaram a cativar outras turmas da escola.

Recorte de uma foto de uma video chamada em preto e branco com adolescentes e adultos num fundo verde
Levanta Jovem

EEEFM Professor Oliveira Brito, Escola Estadual Dom João VI e EPEIF São Pio X

O Levanta Jovem tem como propósito formar lideranças jovens no estado do Pará. Por meio de workshops gratuitos sobre autoconhecimento, protagonismo juvenil e legado, o projeto quer formar uma geração de jovens socialmente engajada.

Recorte de foto em preto e branco, de uma chamada de video com adolescentes - três meninas e um menino - fazendo um sinal com dois dedos levantados em foma de V, em um fundo verde.
International Polyglot Youth

Colégio Sarah Dawsey, Colégio Cristo Rei, Colégio Militar de Belo Horizonte e Instituto Nossa Senhora do Carmo

International Polyglot Youth é um projeto de mentoria online gratuita para jovens que desejam aprender um novo idioma. Os estudantes mobilizam uma rede ao redor do mundo para formar mentores e mentorados. Ao todo, são 10 idiomas estrangeiros ensinados por voluntários para democratizar o acesso à educação, além de promover trocas entre diferentes culturas.

Montagem de foto em preto e branco de um trio de meninas num fundo verde. Duas meninas brancas e uma negra
ENEM 291

CIEP 291 Dom Martinho Schlude

Ao verificar que seus colegas não tinham informações básicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o grupo de alunos criou um perfil no Instagram no qual divulgam informações sobre as dinâmicas da prova, como datas e inscrições, e reúnem conteúdos sobre os conteúdos abordados.

Arte com recorte de foto de uma vídeo chamada com três meninas brancas sorrindo, num fundo verde
Blog do CEJL

Colégio Estadual Joaquim Leitão

Ao se depararem com a falta de materiais acessíveis sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes decidiram desenvolver um site de apoio educacional. O objetivo é beneficiar alunos que precisam de ajuda para estudar para o Enem e que, muitas vezes, não têm acesso aos conteúdos requisitados.

Montagem com diversas fotos preto e braco em fundo verde. Algumas com grupos de pessoas reunidas - crianças, adolescentes e adultos - usando mascará, outra de crianças lendo e mostrando livros, e de making of de gravações
Leitura Virtual: leia de lá que eu leio de cá

Escola Municipal Prof. Edmo Pinheiro Pinto

Com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, houve uma diminuição nas leituras e, principalmente, nas trocas de experiências literárias na escola. Para amenizar esse cenário, estudantes do ensino fundamental I se mobilizaram em ações de mediação de leitura virtual.

Arte com fundo verde e uma foto recortada em que há 4 adolescentes fazendo uma filmagem, um deles fala ao microfone.
Telejornal Rita NEWS

Escola Estadual de Tempo Integral Rita Angelina Barbosa Silveira

Estudantes estão mobilizados na produção de um telejornal para falar sobre o cotidiano da escola e ampliar a perspectiva não só quanto ao consumo, como também à produção da informação para suas vidas.

foto em preto e branco de três adolescentes num fundo azul - dois meninos um branco e outro negro e uma menina de negra - sentados à mesa, fazendo um armário reciclado com papel e garrafa pet.
Armário: a reciclagem e a reutilização como proposta viável para o empreendedorismo

Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca

Pensando em gerar uma alternativa de renda em meio à atual crise econômica, o projeto busca informar sobre as possibilidades de transformar os diversos tipos de resíduos sólidos em produtos rentáveis. Para isso, desenvolveram um aplicativo para smartphones que fornece consultoria aos usuários visando à produção e venda desses produtos.

Foto em preto e branco de um grupo de adolescentes - meninos e meninas - em um fundo azul
ARUANAS – Educação Ambiental Como Estratégia Da Atenção Primária

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ADOLFO FERREIRA DE SOUSA

Estudantes do curso técnico de enfermagem buscam conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de aliar a atenção primária à saúde com a educação ambiental. Para isso, organizaram exposições e palestras; produziram um podcast; e criaram uma “farmácia viva” com cultivo de plantas medicinais.

Recorte de uma foto de duas adolescentes - meninas - e uma mulher em video chamada, num fundo azul
Eco Pyro

Centro De Ensino Dorgival Pinheiro de Souza

Ao aplicarem um questionário no colégio, estudantes constataram que a maioria da comunidade escolar não possuía conhecimento sobre os malefícios ambientais causados pela utilização de lenha e até mesmo do gás utilizado para cozinhar. Para contribuir com essa discussão de maneira propositiva, o grupo desenvolveu, então, o modelo de um forno sustentável.

Montagem com foto de duas adolescentes - meninas, uma de cabelo cacheado e a outra liso, ambos curtos - e uma mulher de sorrindo, num fundo azul
ECOTELHADO: Sustentabilidade e economia lado a lado, criação e desenvolvimento de uma ECOTELHA 100% reciclada utilizando embalagens PET e Tetra Pak

Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva

Com o objetivo de dar uma destinação sustentável aos resíduos sólidos, o projeto produziu um telhado feito a partir de garrafas pet e embalagens Tetra Pak. Com o avanço da pandemia, a equipe desenvolveu um plano didático para levar o debate sobre reciclagem não só à comunidade escolar, mas também a moradores da cidade.

Recorte de foto em preto e branco num fundo azul. Nela estão crianças sentadas em cadeiras que formam uma roda, algumas estão sentadas no chão no centro da roda.
Gincana Primavera x

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dilcivane Viana Moia

Moradores de uma ilha da Amazônia, os integrantes do projeto decidiram promover uma série de ações voltadas à preservação dos rios: dialogaram com os ribeirinhos sobre a importância da separação dos resíduos sólidos, realizaram um mutirão de limpeza dos rios e buscaram o poder público para solucionar o problema do acesso à água.

Montagem de foto preto e branco, de crianças juntas em frente a uma mesa, um menino está manuseado uma caixa de papelão, em um fundo azul
Lápis Ecológico

CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Com muita paixão e envolvimento, estudantes do ensino fundamental I desenvolveram um lápis a partir dos resíduos gerados pelo uso de outros lápis. Em um de seus lados, ao invés de uma borracha, esses protótipos carregam uma semente da crotalária, planta utilizada no combate à dengue. Ao ficar com um tamanho reduzido, esse lápis ecológico pode ser plantado junto com a semente e gerar, além de uma nova planta, uma maior consciência contra a doença.

Arte com fundo azul e foto de duas crianças brancas segurando uma muda de árvore.
Muda o Mundo

Escola Municipal Mariane Costa

Alunos se sensibilizaram com a insegurança alimentar vivenciada por muitas famílias da região. Com o objetivo de incidir de forma emergencial nesse contexto, os integrantes do grupo buscaram uma parceria com uma associação, que doou uma muda de árvore para cada quilo de alimento arrecadado. No total, foram 600 quilos doados posteriormente às famílias cadastradas.

Arte com fundo azul e foto recortada em tons de cinza de uma grupo 6 adolescentes e uma mulher adulta ao lado de uma árvore. Todos usam máscara de proteção.
Vidar – Vida e Árvore

Escola Stagium

A partir de pesquisas bibliográficas que mostraram a diminuição de áreas verdes nos centros urbanos ao longo das últimas décadas, estudantes buscaram reconectar os moradores do entorno da escola com a natureza. Para isso, colocaram placas com QR Code em diversas árvores do bairro para que os moradores pudessem acessar suas origens.

Arte com fundo azul e uma foto recortada de quatro adolescentes em tons de cinza. Elas usam uniforme escolar e máscara de proteção e têm cabelos escuros e compridos.
Viva a Lagoa Olho D’água

EREFEM SUPERVISORA MIRIAM SEIXAS

A degradação da lagoa Olho D’Água fez com que o grupo de estudantes se organizasse para mobilizar a comunidade local e cobrar o poder público sobre a importância de recuperar seu ecossistema. Além de investigarem a qualidade da água em parceria com a Prefeitura, o grupo tem expandido suas ações por meio de postagens nas redes sociais.

Foto em preto e branco de três adolescentes sentados em frente para um notebook - duas meninas de cabelos curtos e cacheados, e um menino - num fundo azul. Todos usam camiseta com o desenho de um cérebro e o nome “Agro Conhecimento”.
AGROCONHECIMENTO: conscientização, práticas e desenvolvimento de biofertilizantes caseiros para diminuição do consumo de agrotóxicos

Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva

Estudantes de Santo Antônio do Amparo (MG), cidade produtora de café, detectaram que havia poucas informações sobre os riscos e efeitos do uso de agrotóxicos. A partir desse incômodo, decidiram criar uma série de materiais (jogos de tabuleiros, cartilha, podcast e um quiz) com o objetivo de informar a comunidade escolar e a população sobre o tema.

 

Foto em preto e branco de duas crianças - uma menina e um menina - e um adolescente - menino - num fundo laranja. Todos usam máscara
amarELO

EMEF SAINT-HILAIRE

A partir da constatação de que o isolamento social prejudicou a saúde mental das crianças e dos jovens, integrantes do grupo realizaram uma série de pesquisas que, posteriormente, embasaram suas ações de mudança: organizaram contações de histórias, elaboraram cartazes, produziram uma live e construíram uma caixa amarela (na escola e online) para que os alunos pudessem deixar seus relatos.

Arte com fundo laranja e foto em tons de cinza recortada de um grupo de jovens - duas meninas e três meninos - em pé ao lado de uma mulher, eles conversam com uma mulher sentada. Todos usam máscara facial de proteção.
Menos Aterrado: Uma Questão de Autocuidado

EREM JOSÉ CALDAS CAVALCANTI

Diante da complexidade das aulas remotas e do distanciamento social impostos pela pandemia, estudantes se depararam com colegas com sintomas de ansiedade e depressão. Por isso, promoveram atividades de autocuidado e prevenção contra essas doenças por meio de rodas de conversa, revitalização de uma praça e reativação da rádio escolar.

Arte com fundo laranja e foto em tons de cinza de quatro crianças sentadas em sala de aula. Três escrevem em seus cadernos e um menino olha para câmera e segura um cartaz com os dizeres: #Mais Amor.
SOLTANDO A VOZ eu tô melhor agora!

ESCOLA ESTADUAL MINISTRO WALDEMAR PEDROSA

Para combater as práticas de bullying, estudantes realizaram um levantamento de casos de agressões no ambiente escolar, uma apresentação da Lei de Combate à Intimidação Sistemática, a realização de entrevistas com funcionários da escola sobre suas experiências com o bullying e uma oficina de máscaras e materiais do Boi Bumbá.

Arte com fundo laranja e montagem com 4 fotos de adolescentes em tons de cinza, sendo 3 meninos negros e uma menina branca.
TÁ DE BOA?!

EMEF Mal. Mascarenhas de Moraes

Criando espaços de diálogo para que adolescentes possam falar sobre saúde mental, o grupo de jovens desenvolve um podcast e realiza publicações em perfis nas redes sociais. Além disso, os meninos e meninas pretendem contribuir para que crianças e adolescentes que estejam passando por problemas emocionais possam ter acesso a uma rede de apoio.

Arte com fundo laranja e foto recortada de duas adolescentes brancas usando máscara de proteção e luvas, enquanto seguram um alimento.
Tecnologia de Superalimento

Colégio Odilon Braveza

Com o objetivo de buscar soluções para a vulnerabilidade alimentar crescente no país e no mundo, um grupo de alunas desenvolveu um superalimento à base da cianobactéria Arthrospira Spirulina Platensis. Pensando em torná-lo mais atrativo e saboroso, criaram quatro receitas de balas de goma (com açúcar, sem açúcar, com adoçante e veganas) com o objetivo de comprovar sua viabilidade em diálogo com um comitê de ética de uma universidade da região.

 

Finalistas

Menção Honrosa

Política de Privacidade e Cookies

O CRIATIVOS DA ESCOLA, uma iniciativa do Instituto Alana utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas. O CRIATIVOS DA ESCOLA também poderá utilizar os cookies para melhorar a sua experiência de acesso, permitir o início de sessões seguras, gerir a sessão, gravar os detalhes de seu início de sessão, funcionalidades das páginas, coletar estatísticas e oferecer conteúdos adequados aos seus interesses.
Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade através deste link.

Aceito