Criativos da Escola | Voz ativa

Voz ativa

• cidadania e direitos humanos
  • saúde física e esporte

Manaus - AM

Ano de Inscrição: 2017

15/02/2018 - Por Criativos

Estudantes de Manaus levantaram as necessidades da população e levaram as solicitações aos parlamentares do Amazonas.

Para se dedicar aos estudos é preciso se identificar com a escola. E nas escolas estaduais Júlio César de Moraes Passos e Arthur Soares Amorim, os altos índices de evasão escolar demonstravam que os alunos se sentiam pouco motivados a participar das atividades propostas pelos professores, menos ainda a transformar a educação que recebiam ou a realidade das comunidades onde viviam, nas periferias de Manaus, no Amazonas.

Faltava estímulo e oportunidade. Era preciso se sentir parte do processo, não apenas educacional, mas como cidadão e agente de mudança. Foi nas aulas de Sociologia que este cenário aparentemente pouco promissor começou a mudar.

O trabalho foi realizado entre julho e setembro de 2017, quando os estudantes fizeram questionários e conversaram com pais, mães, colegas e moradores. Depois de levantarem os problemas identificados, entregaram aproximadamente 100 pré-projetos para parlamentares do Amazonas. “Fizemos mais de 800 entrevistas e, com as melhorias que as pessoas queriam em mãos, levamos para mais de 200 deputados e vereadores”, orgulha-se Gabriele Ribeiro de Araújo, 17 . “Muitas demandas tiveram resposta, como arrumar os buracos das ruas”, lembra.

três-meninas-e-um-homem-posam-para-fotoAlém de melhorias de pavimentação e saneamento, a iniciativa motivou os representantes dos grupos a continuarem mobilizados – um dos alunos participou do projeto Jovem Parlamentar, em Brasília (DF), que promove vivências na Câmara dos Deputados a estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país. Atualmente, cerca de cinco outros estudantes fazem parte do Parlamento Jovem Regional e mais três se inscreveram no programa Jovem Senador 2017. “O intuito do professor foi mostrar pra gente que temos uma voz, que podemos ir atrás dos nossos direitos”, diz Hellainy.

Como consequência do projeto, a Câmara dos Vereadores realizou, em outubro de 2017, uma sessão solene de reconhecimento da importância da ação dos estudantes para a sociedade manauara. “O grande aprendizado foi a união em busca do interesse da maioria. Os alunos conseguiram protagonizar as mudanças de uma realidade vivida por eles.três-estudantes-posam-para-a-foto-dentro-de-uma-quadra

Viram que o cargo exercido pelas autoridades não é um particular, mas sim que eles são os nossos representantes”, afirma o professor que orientou os alunos na elaboração do projeto, Girleno Menezes Barbosa. “Eles entenderam que, enquanto cidadãos, nossa missão não termina na urna e que devemos fiscalizar e sugerir as mudanças que servirão para todos.”

Conteúdo originalmente publicado no portal do Believe.Earth, disponível em três idiomas. O Believe.earth é um movimento que propõe uma revolução imaginativa, uma identidade que inspira transformações humanas e ajuda a sociedade a sonhar com um futuro melhor e possível, próspero e sustentável.

Redação: Daniele Zebini