Criativos da Escola | Riquezas e importância da Gruta do Padre

Ano de Inscrição: 2015

status Finalista

16/02/2017 - Por Criativos

Alunas de Santana (BA) criam site para cobrar preservação e divulgar informações sobre a terceira maior gruta do país

Além de ser a terceira maior gruta do país, a Gruta do Padre possui o maior rio subterrâneo do Brasil com águas azuis, a partir de um fenômeno causado pela presença do mineral calcita. Nela também se encontra uma espécie rara de peixes cegos e albinos, além de estalagmites, estalactites e valiosas pinturas rupestres do século 17. Apesar de toda essa riqueza natural, a caverna localizada no município de Santana, no sertão da Bahia, sofre com a falta de ação do poder público para sua preservação, com a depredação por parte de visitantes e pelo risco de extinção de espécies da fauna e flora.

Projeto “Descobrindo as riquezas e importância da Gruta do Padre”, de Santana (BA)

Indignadas com o fato de um patrimônio tão exuberante não receber o devido reconhecimento e cuidado, três alunas da Escola Estadual Edvaldo Flores iniciaram o projeto “Descobrindo as riquezas e importância da Gruta do Padre”. Com a criação de um site específico para a divulgação do local, a iniciativa foi uma das premiadas na última edição do Desafio Criativos da Escola. (Clique aqui e veja como foi a premiação do Desafio Criativos da Escola 2016)

Por meio da internet, as estudantes compartilham fotografias, dados sobre a vegetação, sobre suas pinturas rupestres e sobre seus lagos, entre outras informações importantes para quem quer descobrir a região. Agora, as estudantes seguem divulgando a importância do local para chamar a atenção da população e demandar que o poder público realize ações para a conservação da gruta. (Clique aqui e conheça o site sobre a Gruta do Padre).

Explorando a Gruta do Padre

“Ninguém sabia que ali tinha uma gruta e que era a terceira maior do Brasil. Foi através disso que pensamos em fazer o nosso projeto, para que a população saiba que existe e [que a Gruta] é importante”, explica a estudante Ana Clara Renault.

Até mesmo para conseguir dados sobre a caverna, na etapa inicial do projeto, o grupo de alunas enfrentou dificuldades. “Fomos atrás de informações na nossa cidade, mas ninguém sabia de nada, nem na prefeitura”, lembra Ana Clara. Segundo a aluna o professor de química “Evânio foi o único que conseguiu dar suporte ao grupo, ele foi descobrindo as importâncias do local por interesse próprio e hoje ele é guia da gruta”.Fotos_Gruta_do_Padre (5)

Durante a visita de reconhecimento, as jovens constataram que várias das pinturas rupestres foram rabiscadas ou apagadas por visitantes. “A gente viu como a gruta estava degradada, abandonada, a gente tinha que mostrar para a população que ela é importante, as pessoas precisam conhecer mais sobre ela”, conta Ana Clara. “Apesar de estar abandonado é um lugar maravilhoso, lá dentro é muito lindo”, complementa.

Para dar início à iniciativa, as alunas realizaram visitas ao local que possui 17 quilômetros de extensão, colheram informações, fotografaram e desenharam seu trajeto. Uma das conquistas do grupo foi tornar os dados acessíveis para qualquer pessoa por meio da internet.

“Com nossa divulgação, até mesmo os alunos que vão visitar a caverna agora tem esse cuidado e falam o quanto é importante não jogar lixo, riscar os paredões e não arrancar as estalactites”, comemora Ana Clara. Desde o início do projeto em 2015, o grupo tem visitado escolas da região para conscientizar outros estudantes sobre a importância de preservar a Gruta do Padre. (Acesse a página do Criativos da Escola no Facebook e assista ao vídeo das alunas do projeto Descobrindo as riquezas e importância da Gruta do Padre).

Preservação e turismo consciente

Após o prêmio do Desafio Criativos da Escola, o grupo espera conseguir ainda mais visibilidade para que o local se torne um importante ponto de turismo sustentável da região. “A importância da gruta a nível municipal é que pode trazer muita renda pelo turismo, mas para que isso ocorra é preciso também um trabalho de preservação. Não se pode abrir as portas para o pessoal explorar o turismo de qualquer forma, sem nenhuma orientação e degradar o que tem”, alerta um dos professores orientadores do grupo e guia Evânio Santos.

“Nosso desejo é que a gruta vire um patrimônio porque assim ela terá seu devido cuidado”, conclui a estudante Milena Martins. O grupo pretende continuar suas ações com o objetivo de pressionar os órgãos públicos para reconheçam a importância do local e ajudem a preservar e divulgar suas riquezas.

Assista ao vídeo das estudantes do projeto Descobrindo as Riquezas da Gruta do Padre:

Veja mais fotos da iniciativa:

Redação: Vanessa Ribeiro

Edição: Gabriel Maia Salgado