Criativos da Escola | Profissomos

Canindé - CE

Ano de Inscrição: 2016

22/09/2016 - Por Criativos

Em Canindé (CE), grupo de estudantes cria aplicativo de celular para auxiliar colegas na escolha profissional

Com o intuito de facilitar a vida dos colegas na hora de fazerem suas escolhas profissionais, um grupo formado por sete estudantes, do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Frei Policarpo, de Canindé (CE), criou um aplicativo de celular que apresenta dados sobre diversas profissões.

O aplicativo chamado de “Profissomos”, feito para smartphones com sistema android, inspirou o nome do projeto que inclui, também, palestras organizadas pelos próprios alunos sobre a escolha do curso superior e da carreira a ser escolhida pelos jovens após saírem do colégio. Quanto ao aplicativo, até o momento reúne 24 perfis de ocupações selecionadas após pesquisa aplicada na escola com o objetivo de detectar quais são as principais áreas de interesse dos estudantes. Entre as informações disponibilizadas estão a duração média da formação universitária, grade curricular dos cursos, faixa salarial média e áreas de atuação, além de possíveis vagas de emprego. destacada-profissomos

Segundo a aluna Emanuela Rocha, hoje no terceiro ano do ensino médio, a ideia do Profissomos surgiu a partir de conversas entre ela e seus colegas de classe sobre incertezas e questionamentos em relação à atividade profissional. “Nós mesmos tínhamos dúvidas em relação a que curso escolher e nos questionávamos muito”, lembra. Segundo ela, “no início, a ideia era meio desacreditada por alguns colegas, porque para a maioria era muito difícil desenvolver um aplicativo de celular”.

Após a criação da ferramenta, o grupo apresentou o projeto para outros alunos da escola e de outros colégios da região. “As pessoas se mostraram interessadas e foram em busca do aplicativo na loja virtual”, destaca a aluna. E completa: “nesse ano, na feira científica da escola, soubemos que algumas equipes estão pensando em desenvolver aplicativos também”.

Dando vida ao aplicativo

Começando suas ações em 2015, o grupo decidiu dar início ao projeto mesmo sem possuir conhecimento prévio sobre como desenvolver aplicativos para celular. Para elaborar a ferramenta, os estudantes entraram em contato com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e conseguiram estabelecer uma parceria com um aluno do curso de Redes de Computadores. “Usamos nossas férias para aprender e produzir. Foi um período bem interessante, porque nos sentimos realizados por ter desenvolvido o Profissomos”. lembra Manuela. Para Gabriela Fernandes, professora orientadora do projeto, “a experiência de ver os alunos focados na tentativa de ajudar os outros é magnífica e muito protagonista”. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado por meio da loja de aplicativos da plataforma de buscas do Google.img-20160913-wa0013

Ainda em 2015, o grupo venceu tanto a feira de ciências da escola, quanto a Feira Regional do Ceará na área de ciências humanas. Atualmente, para além do aplicativo, os estudantes organizam palestras sobre a escolha de um curso universitário e sobre atividades profissionais para outros jovens que também estão passando pela fase do vestibular. “Passamos por duas feiras e fomos vencedores, o grupo está aprendendo a crescer junto e está ajudando outros estudantes. Ver tudo isso é muito emocionante”, relata Gabriela.

Para o futuro, os alunos que estão agora no 3º do ensino médio pretendem aperfeiçoar o aplicativo com um novo design, adicionar outras profissões e agregar informações sobre quais são as universidades que oferecem os cursos para cada profissão. Já para estudantes que pretendem iniciar seus próprios projetos, Emanuela dá a dica: “trabalhe duro para fazer dar certo. As dificuldades são parte do processo, mas o resultado é muito gratificante”.

Redação: Vanessa Ribeiro

Edição: Gabriel Maia Salgado

Imagens: divulgação

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?

Inscreva-o no Desafio Criativos da Escola e veja sua história ganhar o mundo!