Criativos da Escola | 5 projetos que nos lembram que brincadeiras transformam

5 projetos que nos lembram que brincadeiras transformam

27/05/2020 - Por Helisa Ignácio

Celebrado no dia 12/10 no Brasil, o Dia das Crianças nasceu da importância de refletir-se sobre os direitos das crianças do país. Direitos essenciais para um desenvolvimento saudável e seguro durante a infância. Entre eles destacam-se o direito à alimentação, a educação e também ao brincar.

A brincadeira tem como essência o desenvolvimento da criatividade e da comunicação, e pode proporcionar inúmeros aprendizados de forma leve e descontraída, não só na infância como em todas as fases da vida!

Pensando nisso, o Criativos da Escola fez uma lista com cinco projetos de estudantes que usaram o brincar para transformar suas comunidades e suas escolas. Conheça abaixo!

1. Teia Criativa

Estudantes de Apiúna jogam a Teia Criativa

Teia Criativa é um jogo que foi desenvolvido em conjunto por todos os grupos premiados na segunda edição do Desafio Criativos da Escola. Com base na cooperação, os estudantes elaboraram este jogo divertido em que não há ganhadores ou perdedores.

Veja como jogar o Teia Criativa

Todos os jogadores precisam aprender a trabalhar juntos para alcançar o objetivo em comum: manter  a bexiga equilibrada na teia.

2. Nordestiando

Depois de descobrirem que 75% dos moradores do bairro são nordestinos, estudantes de São Paulo (SP) do Bairro União Vila Nova decidiram se aprofundar nas histórias de migração de suas famílias para o sudeste.

Inspirados pelas recordações dos familiares, os jovens decidiram resgatar sua identidade nordestina por meio de um documentário. Produziram, então, o curta-metragem “Que brincadeira é essa?”.

O documentário compara os modos de brincar do passado com os do presente, e apresenta peças teatrais que traçam paralelos entre brincadeiras típicas de ambas as regiões.

Crianças brincam em balanço.

Crianças se divertem em balanço / Divulgação

3. Bonecas Negras, Cadê?

Estudantes de Serra Preta (BA) confeccionam e distribuem bonecas de pano negras entre as crianças da região. Assim, possibilitaram que meninas negras tivessem brinquedos que as representassem, além de incentivarem o debate sobre preconceito racial na escola.

Crianças com suas bonecas negras durante realização do projeto/Divulgação

4. Missão Galo

Galo gigante é símbolo do folclore do Rio Grande do norte/ Divulgação

Intrigados com  o fato de que não conheciam a história do monumento “Galo Branco”, peça artesanal com 12 metros de altura no centro de São Gonçalo do Amarante (RN), estudantes desenvolveram pesquisas sobre a cultura do município.

Para compartilhar os aprendizados e garantir que a comunidade conheça melhor a história do seu local, desenvolveram um jogo de tabuleiro chamado “Missão Galo”, no qual cada jogador tem que recolher informações sobre todos os pontos turísticos da cidade até chegar ao famoso Galo Branco.

Estudantes criando o jogo de tabuleiro Missão Galo

5. Xeque-Mate

O simples hábito de jogar Xadrez entre dois amigos, em São Gonçalo (RJ), foi o estopim para diversas pesquisas sobre a matemática usada nas estratégias do jogo e os principais benefícios desse esporte. Assim, fundaram um clube de Xadrez na escola para ensinar os colegas, proporcionando diversão e lazer, além do desenvolvimento da concentração e do pensamento estratégico.

Estudantes jogam xadrez em escola.

Ultima atualização dia 07 de outubro de 2020