Desafio 2020: Perguntas e Respostas

Imagem de lançamento do Desafio 2020, com um mapa do Brasil rodeado de jovens

O Desafio Criativos da Escola está de cara nova! Neste ano, o Desafio 2020 é uma jornada criativa com uma série de missões para mobilizar estudantes de todo o país. Clique aqui e acesse as missões!

A jornada está organizada em três etapas: Fagulha, Chama e Premiação. Fagulha e Chama têm, respectivamente, o objetivo de motivar os(as) estudantes a realizar missões individualmente e a se organizar em grupo para planejarem a mudança que querem fazer em sua realidade.

Mesmo sendo complementares, as etapas da jornada criativa são independentes. Ou seja, os(as) estudantes não precisarão, necessariamente, participar de uma para fazerem a outra. Todos(as) terão liberdade para escolher quais e quantas missões querem realizar.

Devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o distanciamento social e a interrupção das aulas, o Desafio Criativos da Escola 2020 tem três grandes mudanças.

A primeira é que o Desafio 2020 vai acontecer em um novo formato: uma jornada criativa composta de etapas. A segunda mudança é que, ao final dessa jornada, a Premiação selecionará até 50 planos de ação criados por grupos de crianças e adolescentes com o objetivo de transformar suas realidades. Ou seja, a Premiação deste ano não escolherá as cerca de 10 iniciativas em andamento ou já finalizadas como ocorreu nos anos anteriores.

Dessa forma, a proposta deste ano vai selecionar os planos mais estruturados e que possam ser implementados após o término do período mais crítico da pandemia.

Por fim, a terceira mudança é que as missões, especialmente as da etapa Chama, estimulam os(as) estudantes na criação de seus planos de ação. Esse processo oferecerá dicas e apoio aos grupos para a escolha das problemáticas que desejam enfrentar, a investigação dos contextos, a criação de ações de transformação e a elaboração de estratégias de implementação. Nesse sentido, caso os grupos cumpram as missões da etapa Chama, eles terão mais chances de serem selecionados na etapa Premiação do Desafio 2020.

Estudantes que estejam no Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio de escolas públicas, privadas, organizações não governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros, de todos os municípios do país poderão participar do Desafio 2020. Os(as) estudantes participantes devem ter até 21 anos de idade.

Educadores e educadoras são aliados(as) fundamentais em prol do protagonismo de crianças e jovens. Por isso, a participação deles é muito bem-vinda para apoiar alunos(as) nesta jornada. Lembrando que, a partir da etapa em grupo – a Chama –, é obrigatória a indicação de ao menos um(a) educador(a) orientador(a) ou um adulto responsável pelo grupo com mais de 21 anos de idade.

O Desafio 2020 está organizado em três etapas independentes: Fagulha, Chama e Premiação.

A etapa Fagulha foi composta de quatro missões que os estudantes cumpriram, individualmente, inscrevendo suas produções na área do site do Criativos da Escola dedicada ao Desafio 2020 (Clique aqui e confira o resultado).

Com início no dia 15 de setembro e término em 2 de novembro, a etapa Chama, que é coletiva, tem seis missões que dão subsídios para que os(as) estudantes construam um plano de ação para transformar suas realidades.

A terceira e última etapa é a Premiação dos planos de ação. Ao concluírem as missões da Chama, os(as) estudantes poderão inscrever seu plano de ação construído coletivamente no final da jornada. O período de inscrição é de 13 de outubro a 2 de novembro.

Não. As etapas do Desafio 2020 são independentes. Ou seja, a participação na etapa Fagulha não está relacionada à participação na etapa Chama, e vice-versa. E para enviar o plano de ação do seu grupo para a etapa Premiação, não é necessário ter realizado qualquer uma das missões das etapas anteriores.

Mas não se esqueça: quem participar de mais missões na etapa Chama terá mais chances de ganhar reconhecimentos ou até de ter seu plano de ação selecionado na Premiação do Desafio 2020, que é a última etapa da jornada!

Tanto a participação na etapa Chama quanto a inscrição dos planos de ação na Premiação vai até o dia 2 de novembro. Clique aqui e acesse a página do Desafio.

Já a etapa Fagulha está encerrada (clique aqui e confira o resultado).

Não há limite de inscrição nem de professores(as) de uma mesma escola nem de crianças e adolescentes ainda que sejam de uma mesma instituição de ensino.

Seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS) por conta da pandemia de Covid-19, o Criativos da Escola não realizará neste ano a viagem de premiação.

Como alternativa, os(as) estudantes poderão ser reconhecidos(as) a partir das missões realizadas nas etapas Fagulha e Chama. Para mais informações sobre essas missões, clique aqui.

Tanto os grupos que participaram quanto aqueles que não se envolveram na jornada podem inscrever seus planos de ação na Premiação do Desafio 2020.

Nessa premiação, o Desafio não selecionará mais 10 iniciativas em andamento ou finalizadas pelos estudantes (como nos anos anteriores), e sim até 50 planos de ação criados por grupos de crianças e adolescentes. Ou seja, a proposta deste ano não vai exigir ações já feitas, mas escolherá os planos de ação mais estruturados e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração dos(as) estudantes.

Os(as) educadores(as) ou adultos responsáveis pelos grupos selecionados receberão R$ 2 mil (dois mil reais), que deverão ser destinados a apoiar os(as) estudantes na implementação de seus planos de ação e/ou investidos em uma celebração da premiação. O grupo deverá decidir coletivamente a melhor forma de aproveitar o recurso recebido.

Selecionaremos os planos de ação mais estruturados e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração dos(as) estudantes. Clique aqui e confira mais informações no regulamento do Desafio 2020.

Tanto os grupos participantes da etapa Chama quanto os grupos que participarem da Premiação ao final do Desafio 2020 deverão ter uma pessoa maior de 21 anos de idade para acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Essa pessoa poderá ser o(a) educador(a) orientador(a) dos(as) estudantes em escolas públicas, privadas, organizações não governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros.

A etapa Chama é feita em grupo. Ou seja, para participar, os(as) estudantes deverão se organizar em equipe e contar com o apoio de seus(uas) educadores(as). Equipe formada, qualquer estudante ou educador(a) do grupo poderá se inscrever no site do Criativos da Escola para começar a realizar as missões.

Lembrando que, ao participar das seis missões, os grupos terão mais facilidade para enviar seus planos de ação para a etapa Premiação, uma vez que as missões apoiarão no seu desenvolvimento. Ao cumpri-las, as equipes terão sua inscrição na etapa Premiação bastante avançada, sendo necessário apenas incluir alguns dados adicionais.

Sim, tanto o(a) professor(a) poderá participar como responsável de mais de um grupo, como o(a) aluno(a) poderá participar de mais de um grupo na etapa Chama, se assim quiserem.

Na etapa Chama, o grupo de estudantes ou seu(ua) educador(a) orientador(a) deverá acessar o site do Criativos da Escola, fazer um cadastro rápido, seguir as orientações indicadas e cumprir as seis missões.

A participação das equipes vai até o dia 02 de novembro e serão dadas recompensas para os grupos que cumprirem quatro ou mais missões e para aqueles que tiverem as missões mais curtidas no Mural do Desafio.

Lembrando que as equipes não precisam ter participado das primeiras etapas para poderem se inscrever na Premiação.

Na segunda etapa do Desafio, a etapa Chama, por exemplo, vão ganhar recompensas os grupos que cumprirem, no mínimo, 4 missões. Haverá premiação, também, para os 3 grupos com as produções mais votadas em cada uma das missões 1, 3 e 5. Clique aqui e confira quais são as recompensas desta etapa!

Acesse este link e confira o resultado da primeira etapa do Desafio.

Os(as) estudantes que compõem um grupo na etapa Chama ou mesmo aqueles(as) que inscreverem seus planos de ação na etapa Premiação não precisam estudar na mesma escola ou frequentar a mesma instituição. Para participarem da jornada, as crianças e adolescentes poderão simplesmente se juntar com colegas e amigos(as) que compartilhem do desejo de transformar suas realidades.

A etapa Fagulha está encerrada e a participação foi individual! Os(as) estudantes tiveram a liberdade de escolher as missões que queriam cumprir e puderam enviar suas produções de maneira rápida e dinâmica.

Após o envio das missões, os(as) estudantes mobilizaram seus amigos(as) e familiares a curtirem suas produções na plataforma do Criativos da Escola. Clique aqui e confira o resultado desta etapa em que ganharam recompensas os(as) estudantes que participarem de três ou quatro missões e aqueles(as) que tiverem as produções mais votadas no mural do Desafio.

Se mesmo depois de ler aqui as perguntas frequentes você ainda tiver dúvidas e precisar de ajuda, entre em contato conosco pelo e-mail contato@criativosdaescola.com.br