Sentir

Para desenvolver um projeto de transformação que incentiva o protagonismo infanto-juvenil, a primeira etapa é abrir espaço para que as crianças e jovens identifiquem situações em seu entorno que os afetam e que gostariam de mudar. A escolha de um tema que genuinamente os mobiliza irá garantir o engajamento do grupo na transformação da realidade.

Lia Diskin

É cofundadora e presidente da Associação Palas Athena e diretora do Comitê da Cultura de Paz – parceria UNESCO/Palas Athena desde 1999. Lia comenta sobre a importância da escola transformar o seu entorno em um espaço de aprendizagem.

Nayana Brettas

É idealizadora e coordenadora do Projeto Criança Fala, fundadora da Criacidade. Nayana acredita que é preciso se conectar às crianças e aos adolescentes e abandonar o papel de adulto-observador.

Abaixo elencamos sugestões de artigos, vídeos e materiais sobre temas relacionados ao verbo “Sentir”. Inspire-se com a gente!

Vamos ouvir os jovens!

O documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim, dá voz aos jovens estudantes brasileiros e seus medos, angústias e sonhos.

Na educação infantil é preciso escutar

Nesse vídeo, Severino Antônio fala sobre como a educação infantil é uma condução que precisa envolver muita escuta da criança.