Criativos da Escola | Programa Atitude

Programa Atitude

• arte e cultura
  • cidadania e direitos humanos
  • educação
  • mobilização comunitária

Londrina - PR

Ano de Inscrição: 2016

19/10/2017 - Por Criativos

Jovens de Londrina (PR) se juntam a ONGs da cidade por meio de trabalho voluntário e contribuem com projetos sociais.

O trabalho voluntário pode ser uma alternativa para estimular empatia, dedicação e atitude nos estudantes. Acreditando nessa teoria é que alunos e alunas da escola particular St James International School, de Londrina (PR), realizaram ações em parceria com diferentes Organizações Não-Governamentais (ONGs) e institutos da cidade que já realizavam projetos sociais.

Entre as iniciativas desenvolvidas pelos alunos durante este ano, está o recolhimento de produtos de limpeza e de higiene pessoal para a ONG Toca do Assis, que realiza atividades com pessoas em situação de rua. Além disso, em parceria com outras organizações desde o ano passado, os estudantes deram aulas de inglês para crianças e adolescentes em um abrigo e organizaram sua festa de dia das crianças; arrecadaram recursos para ajudar no atendimento a crianças com câncer; e organizaram um evento de intercâmbio cultural com cinco estrangeiros vindos da Colômbia, Egito, Nicarágua, China e Polônia.

Apesar do sucesso do projeto, seus integrantes relatam sobre os desafios que enfrentaram para colocá-lo em prática. caixa“Por não arrecadarem muitos itens, eles [alunos] se dispuseram a conseguir doações com pessoas que estivessem indo às compras em um supermercado da cidade”, relatou a diretora de trabalho voluntário da escola, Tatiana Maia. Para isso, os jovens que cursam hoje o 2° ano do ensino médio se dividiram em grupos e fizeram “plantões de arrecadação” no estacionamento do local. “A gente ia até os clientes, explicava a causa na qual a gente estava engajado e aí pedíamos para que acrescentassem a suas compras itens que poderiam ser doados à instituição”, explica a aluna Mila Bittencour.

Mila lembra da dificuldade em superar as barreiras colocadas pelo próprio estabelecimento: “até o mercado aceitar, deu muito trabalho, teve muita burocracia!”. Ao final, os participantes do “Programa Atitude” conseguiram arrecadar produtos de limpeza e higiene pessoal suficientes para cinco meses de manutenção na ONG Toca do Assis.

Transformar o mundo e a si mesmo
“Depois que eu comecei a fazer parte do projeto, meus olhos se abriram pro mundo, porque a gente deixa de olhar só para nossa vida e passa a ver uma realidade muito diferente”, ressalta o aluno Guilherme Trigo. “Essa abertura de olhar fez com que eu me preocupasse mais com as minhas atitudes no dia-a-dia”, destaca o estudante que fez parte do projeto em 2016.

Para o aluno que hoje está no 2º ano do ensino médio, o mais difícil [do Programa Atitude] foi enfrentar as leitedificuldades das pessoas com as quais encontravam no desenvolvimento do projeto. “Visitamos um asilo onde os idosos são praticamente abandonados pelos filhos, foi marcante e tocante. Mas o sentimento de trabalho realizado é recompensador”, destaca Guilherme. Já para Mila, participar da iniciativa fez com que ela superasse suas próprias dificuldades: “eu era uma pessoa muito tímida, e [ao fazer parte do grupo] eu consegui me impor melhor e esclarecer minhas ideias. Isso me ajudou no relacionamento com as pessoas”.

A educadora Tatiana conta que por adquirirem um maior senso de responsabilidade, os alunos e alunas envolvidos apresentam melhor desempenho escolar. “Eles passam a se interessar mais por aulas que antes não viam sentido, como sociologia e filosofia”, exemplifica.

aventalApesar de as ações de voluntariado fazerem parte da proposta pedagógica da escola, a cada ano são os estudantes que decidem quais serão as iniciativas realizadas. Um dos frutos do projeto é a criação de um livro que, segundo Tatiana, “contou com a impressão dos alunos diante do trabalho voluntário”. Os estudantes também mantém uma página do projeto no Facebook, que você pode acessar clicando aqui.

Redação: Luiza Cruz
Edição: Gabriel Maia Salgado
Imagens: Divulgação

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?
As inscrições para o Desafio Criativos da Escola 2017 já acabaram. No entanto, clique aqui e acompanhe as novidades do programa também em nossa página no Facebook.