Criativos da Escola | Kiran Bir Sethi, criadora do Design for Change, está entre os 10 finalistas do prêmio The Global Teacher Prize

08/07/2015 - Por Criativos

Foram mais de 1300 inscrições, vindo de 127 países ao redor do mundo. Após um rigoroso processo de seleção, a lista agora exibe 10 nomes. Dentre os finalistas que concorrem ao prêmio The Global Teacher Prize, está Kiran Bir Sethi, idealizadora do Design for Change – movimento do qual o Criativos da Escola faz parte.

Fundadora e diretora da Riverside School, em Ahmedabad (India), Kiran criou o Design for Change em 2009, após ter experimentado o uso das ferramentas do design no currículo escolar – e ter comprovado os ótimos resultados. Para se ter uma ideia, em termos acadêmicos a Riverside supera as 10 melhores escolas da India. Se considerarmos o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, o resultado é ainda mais significativo: a empatia, o trabalho em equipe e a transformação social permeiam todas as atividades escolares.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido por Kiran não é de hoje: a designer é empreendora social da rede Ashoka e, com o Design for Change, recebeu os prêmios INDEX: Design that Improves Life (2011) e The Rockefeller Foundations’ Young Innovator Award (2012).

Agora, Kiran Bir Sethi concorre a 1 milhão de dólares pelo The Global Teacher Prize, um dos prêmios mais importantes do mundo na área de educação, organizado pela Varkey Foundation. Considerado como um “Prêmio Nobel da Educação”, a iniciativa tem como objetivo celebrar os melhores educadores ao redor do mundo, que inspiram seus estudantes e as comunidades no entorno.

O resultado será divulgado no dia 16 de março, em Dubai. Estamos na torcida, Kiran!