Imaginar

Depois de escolherem uma situação que os incomoda, as crianças e jovens imaginam alternativas para solucioná-la. Essa é uma oportunidade para exercitar a escuta e a observação, se colocar no lugar do outro e tentar compreender a questão a partir de diferentes pontos de vista.

Abaixo elencamos sugestões de artigos, vídeos e materiais sobre temas relacionados ao verbo “Imaginar”. Inspire-se com a gente!

Wellington Nogueira

É empreendedor social, fundador e coordenador geral dos Doutores da Alegria. Wellington defende que, para dar asas à imaginação das crianças, é preciso abrir espaço para a sensibilidade.

Priscila Gonsales

É diretora-executiva do Instituto Educadigital e desenvolve projetos e formações em Design Thinking para Educadores. Priscila crê que as grandes ideias surgem da soma das opiniões e conhecimentos compartilhados.

O potencial do Design Thinking nas escolas

Baixe o material gratuitamente e saiba como utilizar essa abordagem a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam.
FONTE: INSTITUTO EDUCADIGITAL

Passos-Inovacao-Escola

9 passos para deixar a inovação acontecer

Confira as dicas dessa matéria para estimular o pensamento crítico, a criatividade e a curiosidade em sala de aula.
FONTE: PORVIR

Lista-Filmes-Empatia

10 filmes para estimular a empatia

Nessa matéria, especialista indica obras que podem ser usadas com adolescentes para trabalhar a percepção do outro.
FONTE: PORVIR
IMAGEM: JESHU JOHN

ernesto-2

“Quer ajudar alguém? Fique quieto e escute”

Nesse vídeo, Ernesto Sirolli defende com humor e paixão a escuta como elemento central no desenvolvimento de soluções para as comunidades.
FONTE: TED TALKS

A empatia e o cuidado

No vídeo, Leonardo Boff, Boaventura de Sousa Santos e Ana Maria Schindler debatem a empatia e cuidado como elementos fundamentais para uma sociedade mais justa e sustentável.
FONTE: HUMANIDADE 2012

As escolas de hoje limitam a criatividade infantil?

Nesse vídeo, Severino Antônio e Katia Tavares falam sobre o papel da escola em um mundo cercado de modelos prontos, consumismo e no qual as crianças muitas vezes não são ouvidas.

As crianças e sua capacidade inata de inovar

Para Ken Robinson, a criatividade é tão importante na educação quanto a alfabetização. Veja por que nesse vídeo.
FONTE: TED TALKS