Criativos da Escola | Ambiente positivo

Ambiente positivo

• cidadania e direitos humanos
  • meio ambiente e sustentabilidade
  • mobilização comunitária

Aparecida de Goiânia - GO

Ano de Inscrição: 2016

17/08/2017 - Por Criativos

Alunos organizam palestras e realizam mutirão para preservar jardim botânico em Aparecida de Goiânia (GO)

Por meio da organização de palestras para conscientizar a comunidade escolar e realizando mutirão de limpeza, os estudantes do 1º, 2º e 3° ano do ensino médio do Centro de Ensino em Período Integral Cecília Meirelles contribuem para a conservação do Jardim Botânico de Aparecida de Goiânia (GO). ambiente positivo2

“Realizamos uma palestra para os nossos colegas na escola e uma outra para a comunidade no próprio Jardim Botânico. Também recolhemos todo o lixo do lugar e reciclamos”, descreve a aluna Beatriz Rodrigues que, durante a realização do projeto “Em busca de um ambiente positivo”, cursava o 3º ano. Entre as demais iniciativas realizadas pelo grupo durante o ano de 2016, está a criação de uma música sobre conservação do meio ambiente, o protocolo de uma carta para o prefeito do município pedindo auxílio para outras atividades com os moradores, além da divulgação de todas as ações da turma por meio de página no Facebook. (Clique aqui e conheça a página).

A partir das ações realizadas, os estudantes continuam observando os resultados na comunidade. “As pessoas entenderam que [o Jardim Botânico] é uma região para o lazer de todos e que precisamos colaborar para manter sua conservação”, avalia a aluna do 1º ano do ensino médio, Ana Paula de Oliveira.

A grande mobilização
“O Jardim Botânico possui 25 nascentes que percorrem toda a cidade, mas estava marginalizado, as pessoas tinham medo de passear lá”, relata a orientadora do projeto, Maria Cecília dos Santos. Após realizarem uma visita durante atividade da disciplina de questões ambientais, os estudantes começaram a perceber os diversos problemas do local. “Apesar de ser próximo à escola, muitos dos alunos nunca tinham ido lá [no Jardim Botânico] e ficaram impressionados com a quantidade de lixo e com a depredação”, lembra a educadora. ambiente positivo4

Por meio de visitas, reportagens e relatos de moradores sobre a história da região, o grupo percebeu que precisava realizar ações para conscientizar não só os visitantes do parque, mas também toda a comunidade sobre o descarte de resíduos sólidos no lugar. “Paramos o trânsito, entregamos folhetos para as pessoas e falamos sobre o projeto porque nós percebemos que a população não fazia a coleta seletiva”, conta a aluna Beatriz. Além de melhorias para o jardim, a iniciativa impactou também o ambiente escolar: os estudantes passaram a cuidar mais do colégio e realizaram um mutirão de limpeza pelas salas de aula e pátio.ambiente positivo1

Para realizarem todas as tarefas propostas, o grupo de 70 alunos se dividiu em diversas equipes que estabeleciam, metas, planejavam as ações e colocavam a mão na massa, envolvendo não só estudantes e educadores mas também representantes da gerência técnica do Jardim Botânico, da guarda municipal, da Secretaria Municipal de Trânsito e da Agência Municipal do Meio Ambiente. “Percebemos que o monitoramento do parque aumentou e as pessoas estão menos inseguras de passarem por lá”, destaca a professora Maria Cecília.

Autonomia e sonho

Ainda segundo a educadora, “o maior impacto do projeto foi a autonomia adquirida pelos alunos e a consciência ambiental para toda a comunidade”. Segundo ela, “hoje, eles expõem suas opiniões e cuidam muito melhor da escola”.

“Infelizmente, ainda estamos esperando uma resposta concreta para a carta que enviamos para a Prefeitura”, conta Beatriz, sobre o ofício realizado em abril do ano passado. Segundo o grupo, pelo fato de o Jardim Botânico estar localizado na fronteira das cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, as gestões municipais transferem a demanda do projeto de uma para a outra, inviabilizando o avanço da iniciativa.

Redação: Vanessa Ribeiro
Edição: Gabriel Maia Salgado